A servidora pública Natália Simões Pires da Costa, relações públicas do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), foi uma das homenageadas com o título Atitude Cidadã 2025, concedido pelo Movimento Lixo Zero. A premiação ocorreu na noite de quinta-feira (08), na Casa da Cultura Dide Brandão, e reconheceu 33 pessoas e instituições que se destacaram em 2024 por suas práticas exemplares nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
A homenagem integra a programação do Movimento Lixo Zero Brasil, que promove ações de conscientização ambiental em todo o país. De acordo com o coletivo, a premiação reconhece indivíduos e instituições que cocriam um futuro regenerativo, alinhado aos princípios do Lixo Zero, por meio de atitudes cotidianas conscientes, transformadoras e inspiradoras.
Natália da Costa foi laureada na categoria Servidores Públicos pela sua atuação estratégica na promoção da sustentabilidade urbana, especialmente no fortalecimento de parcerias voltadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Ao longo de sua trajetória no Semasa, onde atua há mais de 22 anos, Natália tem liderado e participado de iniciativas reconhecidas por sua relevância e impacto ambiental, como o projeto Juntos Pelo Rio, e a articulação de ações socioambientais em grandes eventos como a Marejada e a The Ocean Race. Ela também é representante ativa no Comitê Itajaí do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, fortalecendo o diálogo entre poder público e sociedade civil.
O diretor geral do Semasa, Celso Praun, destacou o papel de Natália como símbolo de uma gestão pública comprometida:
“O Semasa tem a sorte de, ao longo de mais de duas décadas, contar com profissionais como a Natália, que ultrapassam as funções do dia a dia e ampliam nossos horizontes para antecipar os desafios do amanhã.”
O assessor de comunicação do Semasa, Theo Cevey, também ressaltou o valor da atuação da homenageada:
“Ela é um exemplo de entrega e comprometimento com o bem público. Seu trabalho conecta setores, fortalece redes e leva adiante iniciativas que muitas vezes passam despercebidas, mas são fundamentais para a sustentabilidade urbana.”