A cidade de Camboriú deu um passo decisivo rumo à mobilidade urbana inteligente nesta segunda-feira (19), com a visita da missão técnica do Banco Mundial. A agenda marca o avanço do Projeto Integrado de Mobilidade Sustentável (PROMOBIS), que promete revolucionar o transporte coletivo de 11 municípios da AMFRI por meio da implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Com faixas exclusivas, paradas estratégicas, veículos elétricos e integração entre cidades, o PROMOBIS é uma iniciativa de impacto direto para mais de 40 mil moradores só em Camboriú. “É hora de pensar a cidade para os próximos 20 anos”, destacou o prefeito Leonel Pavan, reforçando o compromisso com um transporte público moderno, eficiente e seguro.
O projeto também visa reduzir a emissão de CO₂, valorizar a mobilidade ativa (como ciclovias e trajetos a pé), diminuir o uso de carros particulares e gerar desenvolvimento urbano e empregos para a região.
O PROMOBIS é uma iniciativa coordenada pelo consórcio CIM-AMFRI, que inclui: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Bombinhas, Itapema, Balneário Piçarras, Porto Belo, Luiz Alves, Penha e Ilhota. Com planejamento técnico internacional, liderança política regional e visão de futuro, o projeto caminha para concretizar uma transformação histórica na infraestrutura urbana do litoral catarinense.