Festival Santa Cruz de Cinema promove primeira Rodada de Negócios com oito projetos audiovisuais

Festival Santa Cruz de Cinema promove primeira Rodada de Negócios com oito projetos audiovisuais

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O Festival Santa Cruz de Cinema, em parceria com o Santa Cruz Polo Audiovisual, realizou na sexta-feira (13) o primeiro Pitch & Rodada de Negócios da história do evento, com a apresentação de oito projetos audiovisuais selecionados entre treze inscritos.

Os projetos apresentados foram: “Melhor Amiga das Noivas”, de Júlia Ribeiro Cazarré; “Gringo”, de Klaus Lopes; “O Mago das Cores”, de Fernando Vanelli; “Atos e Omissões”, de Gustavo Acioli; “Marvin”, de Jonatan Pacheco; “Porongos”, de Diego Müller; “Tempo, Mano Velho”, de Gabriela Kopp; e “O que há de novo?”, de Victor Castilhos.

Durante o pitch, os realizadores expuseram suas propostas e responderam questionamentos do júri formado pela produtora Paola Wink, pela diretora de séries documentais e longas de animação Daniela Israel e pelo produtor executivo e roteirista Pedro Guindani. O projeto “Tempo, Mano Velho”, de Gabriela Kopp, foi eleito o Destaque do Pitch.

Para Paola Wink, “essas ações de mercado e de formação são fundamentais para impulsionar o cinema local, principalmente pela participação de realizadores de outros estados, promovendo integração e intercâmbio cultural”. Ela destacou ainda o workshop de produção executiva ministrado durante a programação, reforçando a continuidade das ações de formação e conexão com o mercado audiovisual.

Gabriela Kopp, representando os roteiristas de “Tempo, Mano Velho”, ressaltou a relevância da iniciativa para dar visibilidade ao projeto: “Apresentar o projeto para mais pessoas e perceber que elas se apaixonam por ele tanto quanto nós é muito gratificante. O pitching é desafiador pelo tempo reduzido, mas é assim que o mercado funciona, e essa oportunidade é um passo gigantesco que o festival nos proporcionou”. O projeto foi ainda selecionado por dois players para avançar na Rodada de Negócios, o que para Gabriela representa a prova de que “existe cinema relevante no interior do estado”.

Os players de mercado que acompanharam os pitches foram a produtora cinematográfica Carla Esmeralda, a produtora com vasta experiência em cinema, streaming e publicidade Bia Caldas, e o produtor de criação e conteúdo da GLAZ Rodrigo M. G. Boecker. Eles selecionaram seis projetos para conversas individuais, destacando o projeto “Melhor Amiga das Noivas”, único aprovado pelos três profissionais.

Júlia Ribeiro Cazarré, idealizadora de “Melhor Amiga das Noivas”, comemorou: “Se conseguir contato com qualquer um desses profissionais já será um avanço incrível para o projeto, pois abre portas para parcerias e feedbacks que são impossíveis de dimensionar”.

Carla Esmeralda afirmou estar “impressionada com o profissionalismo do evento, do pitching e dos projetos apresentados. Desejo que todos esses projetos, especialmente os quatro que selecionei, sejam realizados, pois representam leituras necessárias para a sociedade, o público e para que o realizador possa se expressar”.

Ao final, os players compartilharam um painel com orientações e percepções, visando fortalecer e fomentar o desenvolvimento do audiovisual na região.

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