O governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, participou nesta segunda-feira, dia 16, da abertura da 36ª Exposuper, em Balneário Camboriú. A feira de produtos, serviços e equipamentos para supermercados é considerada o maior evento de negócios de Santa Catarina e um dos mais relevantes do setor supermercadista no Brasil.
“É um setor importantíssimo, com geração de riqueza, circulação de alimentos e criação de empregos. É um dos setores que mais arrecadam tributos. E o papel do Estado é garantir tranquilidade, um ambiente favorável aos negócios e oferecer incentivos para que todos possam exercer suas atividades e gerar riqueza, como este setor faz”, destacou o governador em exercício.
O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, reforçou a relevância do segmento para a economia catarinense. “O setor supermercadista representa o segundo maior arrecadador de ICMS do estado, correspondendo a quase 5% da arrecadação. São cerca de 200 mil empregos diretos e um faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões. Portanto, é essencial para o desenvolvimento da economia como um todo. Além disso, gera emprego, renda e inovação. O governo busca estar sempre próximo, oferecendo benefícios fiscais e apoio institucional, porque a união de esforços entre o setor e o governo faz com que Santa Catarina avance cada vez mais”, avaliou.
A Exposuper segue até a próxima quarta-feira, dia 18, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, reunindo mais de 300 expositores e uma ampla programação de palestras e painéis. O evento conta com a participação de nomes de destaque nacional, abordando temas estratégicos para o desenvolvimento do varejo e da economia catarinense.
O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, fez questão de reconhecer ações do governo estadual. “Não posso deixar de lembrar e agradecer ao governador Jorginho Mello, aqui representado pelo governador em exercício, que cumpriu a palavra e não elevou os impostos. Isso demonstra sintonia entre governo e sociedade. Além disso, Jorginho teve a iniciativa de zerar o ICMS de itens da cesta básica, gesto que sempre será lembrado”, destacou.
Também participaram da solenidade os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck; de Planejamento, Fabrício Oliveira; e o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Tiago Bolan Frigo.