Após mais de uma década desativada, a Escola de Arte e Artesanato de Balneário Camboriú está oficialmente reaberta. A cerimônia de reinauguração ocorreu na noite da última quinta-feira (10), no Galpão da Casa Linhares, no Bairro da Barra, e também marcou o lançamento do Programa Artesanato SC Ouro no município.
O evento contou com uma palestra sobre artesanato e identidade cultural, aberta ao público, ministrada pelas consultoras credenciadas ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), Bárbara Wagner e Michele Laforga. Durante a solenidade, foram entregues certificados de Ponto de Cultura às entidades e coletivos selecionados pelo Edital Cultura Viva.
Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, a escola reabre com novo fôlego e perspectivas promissoras.
“Esse é um momento histórico. A Escola de Arte e Artesanato funcionou de 2004 a 2014, esteve inativa por mais de dez anos e, agora, em apenas seis meses da gestão da prefeita Juliana Pavan, conseguimos retomar esse importante projeto, alinhado à diretriz de levar as artes aos bairros e democratizar o acesso à cultura, especialmente para a Região Sul da cidade”, afirmou.
Schroeder acrescentou que a escola irá ampliar, ao longo do ano, a oferta de cursos em diversas linguagens artísticas. “Já contamos com indicativos de recursos da Política Nacional Aldir Blanc para essa expansão”, completou.
A subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, também destacou a importância da retomada:
“Um projeto que a comunidade sentia muita falta, principalmente de vir até a casa, participar dos cursos, ter uma tarde diferente e vivenciar esse espaço. Por isso, retomar tudo isso em tão pouco tempo tem um valor imenso. O dia de hoje ficará marcado na história, pois estamos devolvendo esse projeto à população, fortalecendo e valorizando ainda mais a arte e o trabalho das artesãs e dos artesãos, que têm um papel fundamental na preservação da cultura local e na identidade da região. A arte produzida aqui é uma expressão viva da nossa história, da criatividade e da força da nossa gente”, declarou.
Programa Artesanato SC Ouro segue com vagas abertas
Com 40 vagas gratuitas e duração de seis a oito meses, os cursos do Programa Artesanato SC Ouro estão com inscrições abertas até o dia 15 de julho. A capacitação, voltada a artesãos e artesãs do município, tem início previsto para o fim do mês. Os interessados devem preencher o formulário on-line de inscrição disponível no link: formulário de inscrição.
Fruto da parceria entre o Sebrae-SC e a Fundação Cultural, o programa integra as ações do Cidade Empreendedora em Balneário Camboriú.
“Convidamos a todos os artesãos e artesãs interessados a se inscreverem e aproveitarem essa oportunidade de qualificação, que certamente vai ampliar as perspectivas de geração de renda para muitas famílias”, concluiu Allan.