O movimento aéreo internacional de passageiros e cargas segue em ascensão em Santa Catarina. No primeiro semestre de 2025, houve um crescimento de 66,9% nas cargas e 62,3% no número de passageiros, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Gerência de Aeroportos, vinculada à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Entre janeiro e junho, o Aeroporto de Florianópolis recebeu 733,3 mil passageiros internacionais, o que representa 82,4% de todo o movimento registrado em 2024. Essa performance mantém Santa Catarina como o terceiro estado com maior movimento aéreo internacional do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Nossas projeções indicam que vamos superar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. Mas os números já registrados aumentam as expectativas. Acreditamos que essa meta será alcançada — e até ultrapassada — antes do previsto, com a ampliação de voos para Lima e principais cidades do Mercosul”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
A secretária de Turismo (Setur), Catiane Seif, também comemorou os resultados. “Os números são extremamente animadores e refletem o trabalho contínuo do Governo do Estado para posicionar Santa Catarina como um destino de relevância global. O crescimento de mais de 62% no fluxo de passageiros internacionais é prova clara do sucesso das ações de promoção turística e atração de novas rotas”, destacou.
Além disso, o Aeroporto de Florianópolis movimentou 3,3 mil toneladas de cargas internacionais, consolidando-se como o terceiro aeroporto que mais cresce na América Latina e o líder em crescimento no Brasil, segundo a Zurich Airport, concessionária responsável pela operação.
Movimento doméstico
O transporte doméstico de passageiros nos aeroportos catarinenses também cresceu, com alta de 2,4% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram registrados 3,5 milhões de passageiros, com destaque para os seguintes aeroportos:
Florianópolis: 1,8 milhão
Navegantes: 1,1 milhão
Chapecó: 295,1 mil
Joinville: 268,9 mil (maior crescimento percentual: 12,8%)
Jaguaruna: 47,8 mil
Correia Pinto: 3,6 mil