Santa Catarina terá sete novos peritos médicos federais atuando nas Agências da Previdência Social nos municípios de Concórdia, Mafra e São Miguel do Oeste. Com isso, o estado — que atualmente conta com 184 profissionais — terá um aumento de 3,80% na capacidade operacional da perícia médica. Já a Região Sul será contemplada com 31 novos peritos, ampliando em 5,21% a capacidade regional.
As nomeações fazem parte do concurso público realizado em fevereiro deste ano, o primeiro em 15 anos para o cargo. Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União a nomeação dos 250 primeiros profissionais, que devem começar a atuar ainda em agosto, após os trâmites legais.
Mais agilidade no atendimento e combate à fila do INSS
A chegada dos novos peritos é considerada fundamental para acelerar os atendimentos e reduzir a fila de espera por perícias médicas do INSS, uma das principais queixas dos segurados.
“Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Distribuição estratégica e demanda regional
A distribuição das vagas foi definida com base em critérios como:
Tempo médio de espera por atendimento
Defasagem de profissionais por região
Localização estratégica para cobertura de áreas adjacentes
O objetivo é ampliar o alcance dos atendimentos nas regiões mais críticas, garantindo um sistema mais ágil e eficiente para a população.
Concurso atraiu quase 14 mil candidatos
O concurso público foi realizado no dia 16 de fevereiro de 2025, organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A seleção atraiu quase 14 mil candidatos, refletindo o interesse pela carreira de perito médico federal e a importância da função dentro do sistema de seguridade social.