No dia 07 de agosto, a Câmara de Vereadores de Papanduva será palco de uma audiência pública sobre proteção animal, promovida pelo deputado estadual Marcius Machado (PL), presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Com início previsto para as 18h30, o evento é aberto ao público e deve reunir protetores e ativistas da causa animal de diversos municípios da região, como Irineópolis, Itaiópolis, Três Barras, Canoinhas, Porto União, Monte Castelo, Mafra, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.
Durante a audiência, será apresentado o programa “Pet Levado a Sério”, lançado pelo Governo do Estado em 30 de abril. Com um investimento de R$ 18 milhões, a iniciativa prevê a castração gratuita de cães e gatos em todos os municípios catarinenses com menos de 100 mil habitantes — configurando o maior programa de castração da história de Santa Catarina.
Objetivos da audiência
Além de apresentar o programa, a audiência tem como foco:
Ouvir as demandas dos protetores e entidades locais
Conscientizar sobre os direitos dos animais
Promover o diálogo entre sociedade civil e poder público
Fórum Catarinense de Protetores
A reunião também servirá de preparação para o 2º Fórum Catarinense de Ativistas e Protetores da Causa Animal, agendado para o dia 22 de outubro, no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Alesc, em Florianópolis. A programação do fórum será construída a partir das sugestões colhidas nas audiências públicas realizadas em todo o estado.