Navegantes sedia etapa final do Ciclo de Estudos do TCE/SC com foco em gestão pública

Navegantes sedia etapa final do Ciclo de Estudos do TCE/SC com foco em gestão pública

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Ciclo de Estudos TCE-SC,capacitação gestores públicos SC,gestão pública Navegantes,TCE-SC 2025,controle público Santa Catarina

O Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), chegou a Navegantes nesta quinta-feira, 31 de julho, com programação até às 17h. A iniciativa, que passou por 13 municípios do estado entre 24 de junho e 31 de julho, visa capacitar gestores públicos para o aprimoramento da administração municipal.

O objetivo do programa é aproximar o TCE/SC dos agentes públicos dos 295 municípios catarinenses, promovendo orientações técnicas e boas práticas para o aperfeiçoamento da gestão pública. Ao todo, cerca de 3 mil gestores receberam capacitação para exercer suas funções nos poderes Executivo e Legislativo.

“O Tribunal tem mudado sua forma de atuação. Antes, todas as ações da instituição eram voltadas à fiscalização, mas hoje ampliamos as atividades para a governança”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ressaltando o caráter preventivo e orientativo da Corte na etapa final em Navegantes.

A programação incluiu palestras ministradas por auditores fiscais das diretorias técnicas do Tribunal, abordando temas como planejamento municipal (PPA, LDO e LOA), contratações públicas, atos de pessoal, fiscalização concomitante e a implantação da Agenda ESG na gestão pública, que envolve políticas que promovem a sustentabilidade ambiental, cuidado social e transparência nos processos.

Durante o dia, procuradores e servidores puderam se atualizar, refletir sobre práticas administrativas mais eficientes e trocar experiências com especialistas do TCE/SC.

Nesta edição, o evento adotou novo formato, com atividades divididas entre manhã e tarde, garantindo participação integral nos conteúdos, especialmente relevante no primeiro ano de mandato, marcado pela entrada de novos servidores.

O Ciclo de Estudos é realizado em parceria com as Associações de Municípios de Santa Catarina e conta com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC).

Relacionados
plugins premium WordPress