A Galeria Décimo da Câmara dos Deputados inaugura nesta segunda-feira (18), às 18h, a mostra Aparições Fotoquímicas, com 29 obras produzidas por 18 artistas do Laboratório de Fotografia Alternativa (Lafa), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e coordenado pela artista e professora Ruth Sousa. O coletivo explorou técnicas e suportes fotográficos do século XIX, preservando conhecimentos que correm risco de serem esquecidos.
Sob curadoria do professor Atila Regiani, a exposição apresenta experimentos visuais com técnicas como cianotipia e marrom van dyck, recriadas por meio da síntese de compostos químicos e exposição à luz solar. As obras também incorporam elementos do cerrado brasiliense — incluindo plantas e a terra vermelha local — em processos como antotipia e goma bicromatada, transformando os artistas em cientistas e alquimistas, com referências até mesmo ao xamanismo.
O coletivo dialoga com tradições da fotografia mortuária, botânica e de paisagem, mantendo, ao mesmo tempo, conexão com recursos digitais e debates contemporâneos sobre a produção de imagens. Durante a exposição, os visitantes terão acesso a material educativo sobre os processos de cianotipia e marrom van dyck.
Serviço:
Exposição: Aparições Fotoquímicas: Investigações Fotográficas do Grupo Lafa
Visitação: 18 de agosto a 25 de setembro de 2025 (segunda a sexta, das 9h às 17h)
Visita guiada com artistas: 18 de agosto, às 18h
Local: Galeria Décimo – 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados – Brasília/DF
Entrada: franca