A vice-governadora Marilisa Boehm defendeu a parceria entre instituições de ensino superior públicas e privadas e o governo de Santa Catarina para o enfrentamento da violência contra a mulher. No evento de comemoração dos 25 anos do Centro Universitário Estácio SC, em São José, na noite desta terça-feira (19), ela destacou que a educação é uma das mais poderosas ferramentas para transformar a sociedade.
Com base em sua experiência de quase três décadas como delegada da Polícia Civil em Joinville, onde fundou a primeira Delegacia da Mulher do município, Marilisa afirmou que o problema é cultural. “E para a gente acabar com isso, só por meio da educação, desde nossas crianças até os adultos. O governador Jorginho Mello reforça em cada ação do Governo do Estado o valor inegociável da educação como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano. Investir em educação é investir no futuro de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou.
Segundo a vice-governadora, a educação é estratégica não apenas para o desenvolvimento em geral, mas também para a equidade de gênero. “Isso está bem claro no Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, lançado em 12 de agosto. Um dos eixos da iniciativa é a prevenção por meio da educação, incluindo o tema nas escolas da rede pública e na formação das nossas Forças de Segurança. A presença do tema nas universidades — por meio da conscientização de homens, da informação às mulheres sobre seus direitos e de atividades acadêmicas de pesquisa e extensão — complementa as ações do governo, do Legislativo, do Judiciário e de toda a sociedade”, explicou.
Homenagem
Durante o evento, a vice-governadora Marilisa Boehm foi homenageada por sua relevância política e trajetória como defensora das mulheres. “Quero agradecer esta homenagem, que recebo com honra e gratidão. Ela não é apenas para mim, mas para todas as pessoas que acreditam no poder da educação como caminho de oportunidades. Recebo este reconhecimento com humildade e responsabilidade de continuar servindo ao povo catarinense com coragem, dedicação e compromisso”, comentou.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, também foi homenageado. Ambos foram incluídos no grupo de funcionários, professores, ex-alunos e personalidades que desenvolvem trabalho relevante para o Estado.
Demais homenageados: Alice Kuerten, Elaisa Stocco, Emanuel Soares, Fábio Machado, Gabriel Redante, Jaime Aleixo, Jaison Teixeira, Márcia Alves, Maria da Silva, Mariana Goulart, Moacir Serpa, Nelson Cardoso, Orvino Coelho de Ávila, Rafael Dallagnhol, Regina Zandomênico, Tatiani Nunes, Tatiani Sousa, Wilson Ricardo.