Para Luiz Marinho, medidas do Governo Federal contra tarifas vão proteger empregos e ampliar mercados internacionais

Para Luiz Marinho, medidas do Governo Federal contra tarifas vão proteger empregos e ampliar mercados internacionais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Plano Brasil Soberano,tarifas EUA Brasil,Luiz Marinho empregos,diversificação mercados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (21), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, que as ações adotadas pelo Governo Federal para enfrentar as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros devem preservar o mercado de trabalho no Brasil e ampliar a diversificação de mercados internacionais.

“Não vejo com tanto temor o impacto dessas tarifas. O mercado de trabalho brasileiro está adequado e vamos dar conta desse desafio, prestando os necessários socorros às empresas a partir da medida provisória do Plano Brasil Soberano e da legislação vigente”, disse Marinho.

Lançado em 13 de agosto, o Plano Brasil Soberano reúne medidas para mitigar a elevação unilateral de 50% nas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O programa atua em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.

Segundo o ministro, o mercado de trabalho vive atualmente seu melhor momento, com taxa de desemprego de 5,8% no trimestre de abril a junho de 2025, a menor da série histórica da PNAD Contínua iniciada em 2012. O número de vínculos formais também é recorde: 48,4 milhões, conforme o Novo Caged. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram gerados 1,2 milhão de novos empregos formais.

Impacto das tarifas

Marinho destacou que, mesmo no cenário mais negativo, os efeitos não seriam devastadores. “Se tudo desse errado, o impacto seria de 320 mil desempregados em um mercado de 48 milhões de vínculos. Alguns setores seriam fortemente atingidos, outros de forma mais leve, e alguns não seriam afetados, pois produzem para outros mercados”, explicou. “Estamos atuando para não só amenizar, mas evitar de fato qualquer problema no mercado de trabalho brasileiro.”

Diversificação internacional

O ministro ressaltou que a dependência brasileira em relação à economia norte-americana diminuiu significativamente. “Já chegamos a ter 25% de dependência dos EUA. Hoje é 12% e, certamente, após esse processo, será ainda menor. Vamos ampliar outros mercados. Nos dois anos e meio do governo Lula, abrimos 400 novos mercados para produtos brasileiros, fortalecendo exportações e também o mercado interno”, afirmou.

Quem participou

O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa jornalistas da Rádio Nacional de Brasília, Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, Portal GC Mais de Fortaleza, Rádio Grande FM de Dourados (MS), Portal CNF de Recife, Rádio Capital de São Paulo e Rádio CBN de Belém.

Relacionados
plugins premium WordPress