O fim de semana foi intenso para a realeza da 36ª Marejada, que participou de diversos eventos para divulgar a maior festa do pescado e de inspiração luso-brasileira do país, marcada para ocorrer de 2 a 19 de outubro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí buscou ampliar a visibilidade do evento entre públicos diversificados.
Na sexta-feira (12), durante o Festival de Música de Itajaí, que reuniu cerca de 4 mil pessoas no palco Ares de Verão, na Rua Hercílio Luz, a rainha Fernanda Paza e as princesas Isanara Vieira e Isabela Mafra de Almeida convidaram o público a participar da Marejada, enquanto a Orquestra Brasileira se preparava para se apresentar ao lado de Lenine e João Cavalcanti.
No sábado (13), a culinária portuguesa tomou o centro das atenções na celebração dos 79 anos do Sesc, com pratos típicos como cozido à portuguesa, frango piri-piri, pimentão assado, salada de feijão-fradinho e o doce toucinho do céu. A presença do Marejão, da Marejoa e da rainha Fernanda Paza reforçou a ponte entre gastronomia, cultura e tradição que a Marejada preserva.
Já no domingo (14), a tradição gaúcha predominou no 1º Acampamento Farroupilha de Itajaí, realizado no Parque do Agricultor Gilmar Graf. Poesia, dança e integração marcaram o encontro, onde a realeza da Marejada dividiu espaço com a realeza da Festa do Colono, promovendo a interação entre diferentes culturas do município. O evento também trouxe o convite para o desfile da Semana Farroupilha em Balneário Camboriú, que ocorrerá no próximo sábado (20), na Avenida Atlântica.
“A nossa maratona está intensa. A realeza também visitará escolas, junto com o Marejão e a Marejoa, e na próxima quinta-feira participará de uma imersão na Biblioteca Pública para conhecer melhor a cultura de Itajaí e a história da Marejada. Esperamos todo o público na Marejada 2025”, afirma Cássia Gisele Fiorenzano, diretora de Promoção e Divulgação da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.