Navegantes lidera eficiência da máquina pública em Santa Catarina e se destaca no Brasil

Navegantes lidera eficiência da máquina pública em Santa Catarina e se destaca no Brasil

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Navegantes Santa Catarina,eficiência máquina pública,ranking municípios,acesso à educação,gestão municipal

A cidade de Navegantes se consolida pelo segundo ano consecutivo como o município com o melhor funcionamento da máquina pública em Santa Catarina, conforme a 6ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no final de agosto de 2025. O município também ocupa a 7ª posição na Região Sul e o 16º lugar no Brasil nesse quesito.

“Desde o início da gestão em 2021, temos trabalhado para agilizar processos, reduzir a burocracia, aumentar a transparência e qualificar os serviços para a população e investidores. Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Liba Fronza.

Entre os critérios avaliados estão o custo da função administrativa e legislativa, a qualidade da informação contábil e fiscal, o tempo para abertura de empresas, a qualificação dos servidores e a transparência municipal.

A digitalização dos processos reduziu o tempo para abertura de empresas de 22 dias e cinco horas, em 2019, para apenas oito horas em 2025, uma queda superior a 98%. Esse índice está abaixo da média da região da Amfri (um dia e oito horas) e do estado (18 horas).

Quanto à transparência, Navegantes atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), aprimorando a qualidade das informações disponibilizadas no site institucional e no Portal da Transparência.

No ranking geral, Navegantes se destaca como o 16º município mais competitivo de Santa Catarina, 43º na Região Sul e 159º no Brasil.

Acesso à Educação – A cidade de Navegantes é líder na Região Sul e em Santa Catarina, além de ocupar a segunda posição nacional em taxa de atendimento na Educação Infantil, segundo levantamento do CLP.

“Nos últimos anos, entregamos três novas escolas, realizamos reformas em todas as 47 unidades educacionais do município, distribuímos uniformes de verão e inverno a todos os alunos, além de kits escolares para estudantes e professores”, detalhou o prefeito Liba Fronza.

O estudo também coloca Navegantes em destaque no acesso à educação, ocupando a terceira posição estadual, quarta na Região Sul e 36ª no país, considerando indicadores como número de alunos em tempo integral, taxa de matrícula nos ensinos fundamental e médio e atendimento na educação infantil.

Atualmente, quase 21 mil crianças e adolescentes estão matriculados na rede municipal, representando 21,76% da população de Navegantes, enquanto, no Brasil, aproximadamente 10% da população está matriculada em escolas e creches municipais. “Esse índice reflete o compromisso da gestão com o acesso à educação de qualidade para todos”, enfatizou o prefeito.

Outros destaques – Segundo o ranking, Navegantes ocupa a 8ª posição em Santa Catarina e a 30ª na Região Sul em acesso à saúde, e a 2ª colocação estadual e regional em telecomunicações. O município também se sobressai nas áreas de inserção econômica (14º), saneamento (15º), meio ambiente (16º), segurança (16º) e qualidade da educação (16º).

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 avaliou os 418 maiores municípios do Brasil com mais de 80 mil habitantes, considerando diversos indicadores de eficiência e qualidade da gestão pública. Segundo o CLP, “ao classificar os municípios, a iniciativa incentiva a melhoria contínua dos serviços públicos e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social”.

Relacionados
plugins premium WordPress