Portos brasileiros receberão mais de R$ 96 bilhões em investimentos até 2030, com destaque para Santa Catarina

Portos brasileiros receberão mais de R$ 96 bilhões em investimentos até 2030, com destaque para Santa Catarina

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O setor portuário brasileiro passa por um momento de expansão sem precedentes, com previsão de R$ 96,7 bilhões em investimentos até 2030, somando aportes públicos e privados. Os dados foram apresentados pelo diretor substituto da Secretaria Nacional de Portos, Julio Cesar de Sousa Dias, durante o congresso técnico Portos & Costas Brasil 2025, em Itajaí.

Segundo Julio Cesar, os portos já respondem por cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, movimentando mais de 780 milhões de toneladas de cargas entre janeiro e julho deste ano. Além de sua relevância estratégica para o comércio exterior, os investimentos previstos prometem ampliar a competitividade logística, estimular a economia regional e reforçar a sustentabilidade das operações.

Santa Catarina em destaque

O estado de Santa Catarina concentra alguns dos maiores aportes previstos, somando R$ 5,3 bilhões. Entre os projetos estão:

  • Dragagem do canal da Babitonga, em Itapoá – R$ 300 milhões;

  • Reforço do molhe de abrigo de Imbituba – R$ 87 milhões;

  • Terminal de Granéis de Santa Catarina – R$ 884,2 milhões;

  • Terminal Graneleiro da Babitonga – R$ 1,15 bilhão;

  • Arrendamento para fertilizantes no Porto de Imbituba – R$ 30,1 milhões;

  • Concessão dos serviços portuários do Porto de Itajaí – R$ 2,83 bilhões.

Além disso, Santa Catarina receberá recursos para melhorias de acessos rodoviários e infraestrutura de apoio: R$ 17 milhões para o Porto de Imbituba, R$ 12,6 milhões para São Francisco do Sul e R$ 14 milhões para acessos viários no Sul do estado. Também está previsto o investimento de R$ 2,2 milhões para um novo posto avançado da Marinha em Imbituba.

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Obras nacionais

Entre os projetos emblemáticos está o Túnel Santos-Guarujá, considerado o maior investimento em infraestrutura de transportes do país, estimado em R$ 6,8 bilhões. A obra terá 1,5 km de extensão, seis faixas de tráfego, ciclovia, passagem de pedestres e VLT, com início previsto para 2026 e concessão de 30 anos.

Outro destaque é a primeira concessão de dragagem do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá (PR), prevendo R$ 1,23 bilhão em Capital Expenditure (CAPEX) e R$ 2,35 bilhões em operação e manutenção, incluindo dragagem, derrocamento, sinalização náutica e gestão ambiental.

Até 2030, também estão previstos R$ 3,7 bilhões em dragagem nos portos públicos, garantindo condições de acesso e segurança para a navegação. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), os investimentos já representam mais de 2,2% do PIB federal, reforçando o peso do modal aquaviário no desenvolvimento sustentável do Brasil.

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