A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com os municípios, dá início nesta segunda-feira, 6 de outubro, à Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o estado. A campanha segue até o fim do mês, com o Dia D programado para sábado, 18 de outubro, quando os postos de saúde estarão abertos para a vacinação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra doenças imunopreveníveis.
Durante o período da campanha, todas as salas de vacinação dos municípios catarinenses estarão disponíveis. Os profissionais de saúde avaliarão a situação vacinal e aplicarão as doses em atraso conforme o calendário nacional. Entre os imunizantes oferecidos estão vacinas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite, HPV, entre outras.
A campanha também busca recuperar as coberturas vacinais que tiveram queda nos últimos anos. “A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando a reintrodução e circulação de doenças já controladas”, destaca Arieli Fialho, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
Para o Dia D, a SES orienta pais e responsáveis a verificarem junto às Secretarias Municipais de Saúde as estratégias e horários de vacinação e lembra da importância de levar a caderneta para avaliação das doses necessárias.
Vacinação para outras idades – Devido ao risco contínuo de reintrodução do sarampo, Santa Catarina intensifica a vacinação, incluindo dose zero e busca ativa de não vacinados. A população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença, reforçando a proteção coletiva.
“Além de crianças e adolescentes, a campanha permitirá a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para qualquer pessoa da faixa etária recomendada que esteja com o esquema vacinal incompleto”, reforça João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
Os municípios também realizarão o resgate de não vacinados contra o HPV na faixa de 15 a 19 anos até dezembro de 2025.







