O Governo de Santa Catarina está promovendo uma série de iniciativas junto à Embraer e atores do ecossistema de inovação para a criação de um cluster aeroespacial no estado. O encontro ocorreu em Florianópolis e reuniu representantes do Estado, da indústria tecnológica catarinense e da empresa aeronáutica, com o objetivo de alinhar estratégias e apresentar o potencial do setor no estado.
A reunião foi organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). O trabalho inclui o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre empresas, instituições e órgãos públicos para fortalecer a indústria tecnológica e aeroespacial.
Durante o encontro, que passou pela Incubadora Celta e pelo Sapiens Parque, onde está localizado o Escritório de Diplomacia Científica e Cooperação Técnica da Fapesc, a Embraer apresentou oportunidades de investimento e áreas estratégicas de desenvolvimento, como tecnologias de sensores, comunicações, manufaturas avançadas, certificações, indústria têxtil para montagem de assentos, propulsores elétricos e construção de estruturas colaborativas para inovação.
“Foi um encontro muito importante para pensar o futuro aeroespacial em Santa Catarina. Nosso desafio era simples, porém ambicioso: como unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico?”, destacou Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc.
Miguel Teruel, gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, ressaltou o potencial da indústria tecnológica catarinense. “É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada. A tecnologia desenvolvida em Santa Catarina impressiona e esperamos que essa aproximação gere novas colaborações produtivas”, afirmou.
A agenda contou com representantes do Governo de Santa Catarina, incluindo o secretário de CTI, Edgard Usuy, o secretário adjunto de Planejamento, Lucas Amancio, o presidente da InvestSC, Renato Lacerda, e o diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.
Além da equipe da Embraer, estiveram presentes assessores da Fapesc, representantes da Fiesc, Senai SC, Fundação Certi, Incubadora Celta e Acate, reforçando a integração entre poder público, iniciativa privada e academia para consolidar o cluster aeroespacial no estado.







