Programa do Governo do Brasil beneficiará 60 milhões e é o maior combate à pobreza energética do planeta

Programa do Governo do Brasil beneficiará 60 milhões e é o maior combate à pobreza energética do planeta

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Gás do Povo,Alexandre Silveira,Luz do Povo,pobreza energética,energia acessível

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou nesta terça-feira (14), durante participação no programa Bom Dia, Ministro, a relevância do Gás do Povo, iniciativa que garante gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias brasileiras, alcançando cerca de 60 milhões de pessoas em todo o país.
“O Gás do Povo é um grande programa social. É o maior programa de combate à pobreza energética do planeta”, afirmou Silveira.

Segundo o ministro, a ação também é considerada um programa de saúde pública nacional, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da ONU, que busca garantir o acesso à energia limpa e acessível. O projeto substitui o antigo Auxílio Gás, triplicando o número de beneficiários e assegurando o fornecimento direto do botijão nos mais de 58 mil postos de revenda do país.

“Hoje, o Auxílio Gás atende apenas 5,4 milhões de famílias. Agora, atenderemos 17 milhões — e com uma diferença fundamental: o beneficiário sairá do posto com o botijão na mão. É uma operação de logística nacional, alcançando mais de 5.400 municípios”, explicou Silveira.

O ministro afirmou que o programa deve estar totalmente implementado até março de 2026, com início previsto já em novembro deste ano. “É um programa que vai permitir uma sobra maior no bolso do povo brasileiro e garantir dignidade energética para quem mais precisa”, destacou.

Luz do Povo: energia acessível e justiça social

Durante a entrevista, Silveira também abordou o programa Luz do Povo, criado pelo Governo do Brasil para garantir energia elétrica de qualidade e preço justo. A iniciativa prevê gratuidade na tarifa de energia para quem consome até 80 KWh por mês e possui direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Além disso, foi criado o Desconto Social de Energia Elétrica, que isenta do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até um salário mínimo per capita e consumo de até 120 KWh. O benefício poderá alcançar 21 milhões de famílias — cerca de 55 milhões de brasileiros — com redução média de 11,8% nas contas de luz.

Outro avanço do programa é o acesso ao mercado livre de energia, que permitirá que consumidores residenciais, rurais e pequenas empresas escolham de qual empresa comprar energia. “Parte da classe média também será beneficiada com o Luz do Povo, um grande programa social e de liberdade energética”, destacou o ministro, confiante na aprovação da medida provisória pelo Congresso Nacional.

Participação no Bom Dia, Ministro

O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa veículos como a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Portal Correio do Povo de Porto Alegre (RS), Rádio Bandeirantes de São Paulo (SP), Rádio Sociedade de Salvador (BA), Rádio Bandnews de Belo Horizonte (MG) e Rádio 98 FM de Belo Horizonte (MG).

Relacionados
plugins premium WordPress