A partir desta quarta-feira (22), os estudantes da rede municipal de Balneário Camboriú iniciarão a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que seguem até o dia 30 nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), para turmas do 5º e 9º anos. O Ministério da Educação (MEC) realizará sorteio para definir quais escolas também receberão avaliações do 2º ano, incluindo unidades municipais, estaduais e privadas.
O Saeb, aplicado a cada dois anos, avalia o desempenho dos alunos do ensino fundamental em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para uma amostra do 9º ano. Os resultados, combinados com dados do Censo Escolar, são usados para calcular a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A prefeita Juliana Pavan comenta:
“Na última avaliação, ficamos abaixo da média estadual nos anos iniciais do ensino fundamental. Assumi o compromisso de reverter essa situação e fazer de Balneário Camboriú uma referência em educação básica em Santa Catarina”.
Para que a escola receba os resultados, é necessária a participação mínima de 80% dos alunos. Além das provas, estudantes responderão questionários sobre nível socioeconômico, participação da família, interação com professores e colegas, e atividades pedagógicas. Gestores e professores também preencherão questionários sobre formação, experiência profissional, infraestrutura e práticas pedagógicas.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação, Cleonice Berejuk, reforça:
“A presença de todos faz diferença nos resultados, refletindo diretamente em melhorias e avanços na nossa rede municipal. É fundamental que famílias incentivem seus filhos a participar e dar o melhor de si.”
Os resultados preliminares do Saeb 2025 devem ser divulgados entre 6 e 10 de julho de 2026.
Sobre o Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realiza avaliações externas em larga escala, combinando testes cognitivos e questionários, com o objetivo de medir a qualidade da educação básica no país e subsidiar a formulação e monitoramento de políticas públicas educacionais.







