O projeto Percussão Catarina, uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil, está realizando uma circulação pelo estado de Santa Catarina. Nesta semana, as oficinas chegam a Balneário Piçarras.
O músico e educador musical Luciano Candemil se dedica, há alguns anos, a compartilhar seus conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros. Neste semestre, Candemil está realizando uma circulação pelo estado com uma série de oficinas que chega a Balneário Piçarras no próximo dia 20 de novembro (quinta-feira), data em que se celebra o Dia da Consciência Negra. A prática tem como foco a tradição do povo bantu e sua influência nas raízes do samba. A oficina ocorre no Centro Cultural Luiz Telles, dividida em duas etapas, uma às 13h30 e outra, às 18h30. A classificação indicativa é de 12 anos e a participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição através do formulário disponível no site do projeto.
Na oficina Percussão Catarina: A tradição bantu e as raízes do samba, Candemil vai trabalhar aspectos teóricos e práticos do ritmo, profundamente enraizado no imaginário cultural brasileiro. A prática propõe um passo atrás, voltando o olhar aos ritmos originários da tradição bantu, intimamente relacionados às origens do samba. Da influência destes povos, situados na região do Congo e Angola, advêm os princípios musicais africanos que confluem para ritmos precursores do samba, como cabila ou cabula, samba de caboclo, samba duro, samba de roda, samba de angola, arrebate, monjolo e jongo.
As práticas serão conduzidas pelo proponente com auxílio de um músico assistente, facilitando a dinâmica com o grupo de participantes, além da assistência de um profissional de comunicação inclusiva ou intérprete de Libras, se houver necessidade. Para participar, não é necessária experiência prévia nem possuir instrumentos próprios.

Luciano Candemil, responsável pelas oficinas, comenta sobre a concepção do projeto. “A intenção é destacar a contribuição dos povos bantu para o desenvolvimento deste gênero musical tão presente na nossa identidade, tanto por meio da estrutura e dos padrões rítmicos tocados nos instrumentos de percussão, como também por meio das heranças culturais”, afirma.
A proposta cultural é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.







