Santa Catarina registra forte queda em mortes violentas, roubos e furtos em outubro de 2025

Santa Catarina registra forte queda em mortes violentas, roubos e furtos em outubro de 2025

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
queda da criminalidade SC,mortes violentas Santa Catarina,roubos e furtos SC,segurança pública SC

Texto Revisado:
O estado de Santa Catarina apresentou, em outubro de 2025, uma redução consistente nos principais indicadores de violência letal e crimes patrimoniais, com destaque para o índice de mortes violentas, que caiu 21,7% em comparação ao mesmo período de 2024. No ano passado foram registrados 60 crimes contra a vida e, neste ano, 47 — o segundo menor resultado para o período desde 2008, início da série histórica. No mesmo cenário, o número de homicídios recuou 15,4%, os feminicídios diminuíram 20% e os latrocínios — roubo seguido de morte — caíram 50%.

O governador Jorginho Mello afirma que o Estado segue atuando de forma integrada para fortalecer o combate ao crime.
Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil e não podemos baixar a guarda. Temos homens e mulheres que atuam de forma exemplar em todas as nossas forças de segurança, e o Governo do Estado está investindo cada vez mais em armamento, inteligência, qualificação e tecnologia. É uma engrenagem em que todos trabalham de maneira integrada, com uma atuação clara: linha dura contra o crime significa mais proteção para a população”, declarou o governador.

Os índices de crimes contra o patrimônio também registraram retração. O indicador de roubos em outubro caiu 27,4% em relação ao mesmo mês de 2024, passando de 497 para 361 ocorrências. Já os furtos diminuíram 18,4%, representando 1.688 casos a menos que no ano passado.

No furto de veículos — quando o bem é levado sem contato direto com a vítima — foram registrados 473 casos, contra 570 em 2024, uma queda de 17%. Já no roubo de veículos — quando há uso de força ou ameaça — o Estado obteve redução de 38,5%, com 30 crimes a menos.

O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destaca que, apesar de consistente ao longo do ano, o cenário de redução requer vigilância contínua. Entre as medidas recentes, estão avanços nos sistemas integrados de cooperação interestadual promovidos pelos cinco estados que compõem o SulMaSSPSanta Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As soluções buscam ampliar a precisão investigativa e a agilidade na resposta operacional.

“Em parceria com os estados do SulMaSSP, vamos expandir o sistema de leitura automática de placas (LPR), permitindo o compartilhamento em tempo real de informações sobre veículos furtados ou roubados, suspeitas associadas a mandados de prisão e rotas usadas por criminosos itinerantes. Também firmamos o compromisso de criar um novo sistema interestadual de inteligência, uma plataforma própria que permitirá aos cinco estados acessarem dados de ocorrências policiais de forma integrada. São medidas essenciais para ampliar o combate à criminalidade na região, com reflexo direto no território catarinense”, afirmou.

Os dados referentes a outubro de 2025 foram divulgados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE) da SSP-SC.

Relacionados
plugins premium WordPress