Prefeitura de Camboriú realiza ação do Janeiro Branco para conscientizar sobre saúde mental

Prefeitura de Camboriú realiza ação do Janeiro Branco para conscientizar sobre saúde mental

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Janeiro Branco Camboriú,saúde mental Santa Catarina,ação de conscientização,transtornos mentais

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (16) uma ação especial de conscientização sobre saúde mental, em alusão à campanha Janeiro Branco. A atividade ocorreu das 9h às 12h, na Praça das Figueiras, próxima ao Paço Municipal, e reuniu moradores para orientações e acolhimento.

Durante a ação, uma psiquiatra prestou esclarecimentos sobre cuidados com a saúde mental, enquanto uma enfermeira ofereceu apoio e tirou dúvidas do público. Também foram distribuídos folhetos informativos, com o objetivo de orientar, acolher e reforçar a importância do cuidado com a saúde emocional.

Em Santa Catarina, o cenário reforça a necessidade de iniciativas do tipo. O estado ocupa a quarta posição no ranking nacional de licenças médicas concedidas por transtornos mentais. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram registradas 33.461 licenças, sendo 8.541 por depressão e 8.087 por ansiedade. Além disso, em 63% dos municípios catarinenses, o tempo de espera por atendimento com psiquiatras supera 30 dias.

O secretário de Saúde, Alexandre Kons dos Santos, destacou a relevância da mobilização.

“Sabemos a importância da saúde mental, e a cada ano os estudos mostram números cada vez mais alarmantes. Por isso, realizamos esta ação do Janeiro Branco, com o objetivo de conscientizar a população, orientar sobre o cuidado com a saúde emocional e reforçar a importância de buscar ajuda e apoio.”

Relacionados