Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú passou a seguir a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 002/2026, adequando a faixa etária da vacinação de rotina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A medida, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, segue a orientação nacional vigente do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Até então, o imunizante estava disponível para adolescentes de até 16 anos.
Com a nova deliberação, foi revogada a Deliberação nº 021/CIB/2025, sem prejuízo da garantia da segunda dose (D2) para adolescentes de 15 e 16 anos que já iniciaram o esquema vacinal nos municípios que adotaram a ampliação prevista na norma anterior.
Conforme o documento, a decisão considera a iminente ampliação da vacinação contra a dengue para novos municípios, o que exige a otimização das doses disponíveis e das futuras remessas, assegurando uma distribuição equitativa e a continuidade da expansão da campanha.
As Secretarias Municipais de Saúde devem priorizar a utilização das doses em estoque e das remanescentes, avançando na vacinação e concluindo os esquemas vacinais já iniciados.
Vacinação contra a dengue
O esquema vacinal é composto por duas doses, aplicadas com intervalo de 90 dias. O cumprimento do prazo entre as aplicações é fundamental para garantir a imunização completa contra a doença.
Para receber a vacina, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú, munido da carteira de vacinação e de um documento oficial com foto.






