A operação integrada das forças de segurança municipais e estaduais contará com atuação intensiva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) durante o Carnaval em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O 12º Batalhão da PM confirmou o uso de drones equipados com sistema de reconhecimento facial ao longo da programação.
Além dos drones, haverá pontos fixos de monitoramento com a mesma tecnologia, cedida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e já utilizada pela corporação em grandes eventos no município. O objetivo é identificar pessoas com pendências judiciais, como mandados de prisão em aberto.
“O reconhecimento facial por drones e pontos fixos é um importante inibidor da criminalidade em meio à multidão, pois auxilia na identificação da possível presença de foragidos entre o público. Trata-se de uma ferramenta estratégica em eventos de grande porte, como o Carnaval”, destacou o major Rafael Zancanaro.
Segundo o oficial, a PM mobilizará mais de 150 policiais durante o período festivo. Além do policiamento convencional, a operação contará com patrulhamento tático com motocicletas, cavalaria, tropa de choque e apoio do canil. Haverá ainda reforço de 30 alunos-oficiais da Escola de Formação de Oficiais (ESFO), de Florianópolis.
Outro ponto estratégico será o patrulhamento marítimo, realizado com apoio da Polícia Militar Ambiental, visando garantir segurança na faixa de areia e no entorno da orla. A medida ganha relevância especialmente em datas de maior fluxo, como durante o Festival Agroplay, programado para a Praia Central, no Pontal Norte.
De acordo com o major, a operação tem como foco assegurar organização e tranquilidade para moradores e turistas. “Para a Polícia Militar, a operação deste Carnaval terá proporções semelhantes às do Réveillon”, afirmou.
Operação integrada
A estratégia de segurança no Carnaval envolve a atuação conjunta da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), do 12º Batalhão da Polícia Militar e do 13º Batalhão de Bombeiros Militar.
A prefeita Juliana Pavan destacou a preparação do município para o período festivo. “Balneário Camboriú está preparada para receber moradores e turistas com responsabilidade e segurança. Essa operação integrada reforça o compromisso com um Carnaval organizado e tranquilo”, afirmou.






