Polícia Militar de Santa Catarina confirma uso de drones com reconhecimento facial no Carnaval de Balneário Camboriú

Polícia Militar de Santa Catarina confirma uso de drones com reconhecimento facial no Carnaval de Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Polícia Militar de Santa Catarina,PMSC Carnaval,drones com reconhecimento facial BC,reconhecimento facial Carnaval Balneário Camboriú,segurança no Carnaval BC,operação policial Carnaval 2026,12º Batalhão PM Balneário Camboriú,mandado de prisão aberto BC,monitoramento por drones Santa Catarina,Guarda Municipal de Balneário Camboriú,BC Trânsito operação Carnaval,policiamento na Praia Central BC,Festival Agroplay segurança,patrulhamento marítimo Carnaval BC,segurança pública em Balneário Camboriú

A operação integrada das forças de segurança municipais e estaduais contará com atuação intensiva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) durante o Carnaval em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O 12º Batalhão da PM confirmou o uso de drones equipados com sistema de reconhecimento facial ao longo da programação.

Além dos drones, haverá pontos fixos de monitoramento com a mesma tecnologia, cedida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e já utilizada pela corporação em grandes eventos no município. O objetivo é identificar pessoas com pendências judiciais, como mandados de prisão em aberto.

“O reconhecimento facial por drones e pontos fixos é um importante inibidor da criminalidade em meio à multidão, pois auxilia na identificação da possível presença de foragidos entre o público. Trata-se de uma ferramenta estratégica em eventos de grande porte, como o Carnaval”, destacou o major Rafael Zancanaro.

Segundo o oficial, a PM mobilizará mais de 150 policiais durante o período festivo. Além do policiamento convencional, a operação contará com patrulhamento tático com motocicletas, cavalaria, tropa de choque e apoio do canil. Haverá ainda reforço de 30 alunos-oficiais da Escola de Formação de Oficiais (ESFO), de Florianópolis.

Outro ponto estratégico será o patrulhamento marítimo, realizado com apoio da Polícia Militar Ambiental, visando garantir segurança na faixa de areia e no entorno da orla. A medida ganha relevância especialmente em datas de maior fluxo, como durante o Festival Agroplay, programado para a Praia Central, no Pontal Norte.

De acordo com o major, a operação tem como foco assegurar organização e tranquilidade para moradores e turistas. “Para a Polícia Militar, a operação deste Carnaval terá proporções semelhantes às do Réveillon”, afirmou.

Operação integrada

A estratégia de segurança no Carnaval envolve a atuação conjunta da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), do 12º Batalhão da Polícia Militar e do 13º Batalhão de Bombeiros Militar.

A prefeita Juliana Pavan destacou a preparação do município para o período festivo. “Balneário Camboriú está preparada para receber moradores e turistas com responsabilidade e segurança. Essa operação integrada reforça o compromisso com um Carnaval organizado e tranquilo”, afirmou.

Relacionados