A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, renovou e ampliou a frota com mais de 30 novos veículos entre carros, ambulâncias, caminhonetes e caminhões neste ano. A atualização ocorreu por meio da aquisição de veículos próprios e contratos de locação.
Entre os veículos próprios adquiridos está uma Spin destinada ao Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), no valor de R$ 132 mil, além de um caminhão avaliado em R$ 254,5 mil e três ambulâncias recebidas por meio de repasse do governo federal, no valor de R$ 292 mil cada.
Os veículos locados incluem 16 Citröens, duas Spins com sete lugares, duas Saveiros, quatro Montanas e 23 motocicletas, representando um investimento aproximado de R$ 121 mil mensais. O contrato contempla manutenção preventiva e corretiva, seguro total, cobertura contra terceiros e quilometragem livre, garantindo continuidade dos serviços, disponibilidade da frota e redução dos custos operacionais.
“Com a renovação e ampliação da nossa frota de veículos, trazemos mais segurança para os nossos pacientes e também para os servidores. Agora contamos com carros totalmente equipados, ampliando também de cinco para sete lugares, reorganizando todo o nosso Tratamento Fora Domicílio (TFD)”, destacou a secretária de Saúde, Aline Leal.
De janeiro até o final de maio de 2026, a Secretaria de Saúde registrou mais de 7,2 mil agendamentos para Tratamento Fora Domicílio (TFD).
A renovação e ampliação da frota representa um investimento na reestruturação da saúde municipal após a estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC). Além dos veículos, também foi possível ampliar a Atenção Primária à Saúde, com novas Equipes Multiprofissionais (eMulti) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Implementação de protocolo
A Secretaria de Saúde também está implementando um protocolo municipal de Transporte Sanitário, documento que estabelece critérios técnicos, assistenciais e administrativos para utilização do transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O protocolo padroniza fluxos de solicitação, autorização e execução dos transportes, define critérios de prioridade, fortalece a transparência dos processos e garante mais segurança aos usuários, promovendo acesso organizado aos serviços de saúde.
A iniciativa busca ampliar a eficiência na gestão da frota e assegurar a continuidade da assistência aos pacientes que necessitam de deslocamento para consultas, exames, tratamentos e atendimentos especializados.
Entrega no CAPS II
Na tarde de terça-feira (23), a Secretaria de Saúde realizou a entrega de uma Spin para os pacientes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II).
A chegada do veículo permitirá mais agilidade nas visitas domiciliares, busca ativa e reinserção de pacientes, além de ampliar a autonomia e a logística dos serviços realizados pela unidade.
A aquisição foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Jair Miotto, através do vereador Ricardinho da Saúde, no valor de R$ 100 mil, com mais R$ 30 mil de contrapartida municipal.
“Este é um carro exclusivo que vem para fortalecer toda a nossa rede de saúde mental, onde a gestão vem tendo cada dia mais um olhar e uma atenção para os pacientes que frequentam o CAPS. Assim, podemos dar mais autonomia e mais independência, que corresponde a toda a parte de visita domiciliar dos nossos psiquiatras, de toda a equipe multi que trabalha nessa unidade”, comentou a secretária de Saúde, Aline Leal.







