Capacitação fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes em Navegantes

Capacitação fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes em Navegantes

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
capacitação rede de proteção Navegantes,CMDCA Navegantes,escuta especializada crianças e adolescentes,revelação espontânea de violência,Fundo para a Infância e Adolescência,Seides Navegantes,Comitê de Escuta Especializada,proteção à infância Santa Catarina,capacitação profissionais educação,atendimento humanizado a crianças,rede de proteção à criança e adolescente,Jucilene Maiara Rocha CMDCA,Frank Duarte especialista,combate à violência infantil Navegantes,política pública proteção infantil

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio de recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) e o Comitê de Escuta Especializada, formado por técnicos da rede municipal, teve início nesta segunda-feira (3) a capacitação sobre revelação espontânea e escuta especializada de crianças e adolescentes. O primeiro encontro aconteceu na Igreja ISFD, no bairro São Domingos, em Navegantes, reunindo profissionais da Educação.

De acordo com a presidente do CMDCA, Jucilene Maiara Rocha, a iniciativa integra um ciclo de oito encontros voltados ao fortalecimento da rede de proteção do município. Ao longo da programação, representantes de diferentes áreas que atuam diretamente com crianças e adolescentes também participarão das capacitações.

Ela explica que o principal objetivo é orientar os profissionais sobre como acolher adequadamente uma criança ou adolescente que revele uma situação de violência, realizando a escuta inicial de forma humanizada e efetuando os encaminhamentos corretos.

“A proposta busca evitar que a vítima precise reviver repetidamente a violência ao relatar os fatos para diferentes pessoas, garantindo um atendimento mais qualificado, respeitoso e alinhado à legislação de proteção à infância e adolescência”, destaca a presidente.

Após a conclusão dos oito encontros, representantes indicados pelos órgãos participantes passarão por uma capacitação específica, voltada ao aperfeiçoamento da atuação da rede de atendimento.

Já o presidente do comitê, Samuel Santos Miguel, destaca que o foco da formação é qualificar a atuação dos profissionais e fortalecer o fluxo de atendimento entre os órgãos da rede de proteção. “A escuta especializada exige preparo e uma atuação integrada entre os serviços. Durante os encontros, estamos alinhando procedimentos para que cada profissional saiba como agir diante de uma revelação espontânea, respeitando o seu papel e realizando os encaminhamentos corretos. Assim, garantimos um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado para crianças e adolescentes”.

O encontro contou com a palestra de Frank Duarte, especialista na temática da escuta especializada e proteção integral de crianças e adolescentes.

Relacionados