Limpeza dos Mares leva educação ambiental a 5 mil estudantes na Grande Florianópolis

Limpeza dos Mares leva educação ambiental a 5 mil estudantes na Grande Florianópolis

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Limpeza dos Mares Florianópolis,educação ambiental Grande Florianópolis,ACATMAR projeto socioambiental,preservação dos oceanos Santa Catarina,conscientização ambiental estudantes,resíduos marinhos Florianópolis,microplásticos educação infantil,Economia do Mar Santa Catarina,Olimpíadas do Limpeza dos Mares,escolas públicas Florianópolis meio ambiente,Michele Ferrari sustentabilidade,mutirão de limpeza praias,vida marinha impacto lixo,Escola Magia do Saber Florianópolis,programa Bandeira Azul,náutica e sustentabilidade Santa Catarina

A turma do Limpeza dos Mares encerrou nesta quarta-feira (9) mais uma edição do ciclo anual de palestras de educação ambiental do projeto idealizado pela ACATMAR – Associação Náutica Brasileira. Realizada na Escola Magia do Saber, na Vargem do Bom Jesus, em Florianópolis, a última atividade reuniu aproximadamente 200 crianças e marcou o fechamento de uma série de ações que impactou cerca de 5 mil estudantes de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis.

Promovido anualmente durante o mês de agosto, o ciclo busca aproximar crianças e adolescentes de uma realidade que muitas vezes permanece longe dos olhos da sociedade: a quantidade e a diversidade de resíduos que chegam aos rios, praias e oceanos. Nesta edição, foram realizadas mais de 20 palestras, considerando as atividades nos períodos da manhã e da tarde.

A proposta é fazer com que os estudantes participem ativamente do aprendizado. Parte dos resíduos encontrados durante as ações do projeto é levada para dentro das escolas, permitindo que as crianças conheçam os diferentes materiais retirados dos ambientes aquáticos e compreendam que o problema vai muito além de itens mais conhecidos, como plásticos e canudos.

Entre os assuntos abordados estão microplásticos, reciclagem, descarte correto de resíduos e os impactos do lixo sobre a vida marinha. A linguagem e as atividades são adaptadas de acordo com a faixa etária dos estudantes. Brincadeiras, jogos e desafios ajudam a ensinar a separação e a destinação correta dos resíduos e a mostrar como animais marinhos, como tartarugas e golfinhos, são afetados pelo lixo.

As palestras também apresentam um vídeo sobre o trabalho realizado pela iniciativa, incluindo as ações de limpeza e os mergulhos para retirada de materiais submersos. Na sequência, atividades lúdicas colocam os estudantes no centro da experiência.

“Existe o momento de falar sobre sustentabilidade, mas também o momento de ensinar a fazer. E essa talvez seja uma das partes mais importantes da educação ambiental: permitir que a criança experimente. Por isso usamos jogos, roleta, desafios e missões para que elas entendam por que os resíduos prejudicam os oceanos, aprendam a separá-los e percebam que também fazem parte da solução. A sustentabilidade deixa de ser uma palavra difícil e passa a fazer sentido na vida delas. E quando uma criança entende, leva esse conhecimento para casa, ensina a família e conversa com os amigos. É aprendizado, mas também é experiência — e é isso que fica”, destaca Michele Ferrari, diretora de Turismo, Eventos e Sustentabilidade da entidade e coordenadora do projeto.

Na atividade que encerrou o ciclo, na Escola Magia do Saber, cerca de 200 estudantes, com idades entre 6 e 15 anos, participaram da programação. Além do conteúdo educativo, as crianças tiveram contato com dinâmicas como uma roleta de atividades, que inclui a “Missão Fort”, e exercícios para identificar a destinação adequada de diferentes tipos de resíduos.

Também são distribuídas as revistinhas da Turma do Limpeza dos Mares, atualmente com 2 exemplares já lançados, um material socioeducativo e lúdico, que traz, por meio de histórias, atividades e brincadeiras, mensagens importantes de conscientização ambiental.

O trabalho nas escolas também busca estimular a continuidade do envolvimento dos estudantes com as ações do projeto. Durante as visitas, as instituições são convidadas a participar das Olimpíadas do Limpeza dos Mares, iniciativa realizada anualmente e que chega à terceira edição em 2026. Neste ano, a programação está prevista para 28 de novembro, em Jurerê, Florianópolis.

Sobre o Limpeza dos Mares

O Limpeza dos Mares é um projeto socioambiental dedicado à preservação dos ambientes aquáticos. A iniciativa alia ações de retirada de resíduos de rios, praias e do mar a um trabalho permanente de educação e conscientização ambiental.

Além dos mutirões, o projeto chama atenção para o chamado “lixo que ninguém vê”: resíduos submersos e de difícil acesso que se acumulam sob a água e afetam diretamente os ecossistemas e a vida marinha.

A iniciativa integra o compromisso da ACATMAR e de seus parceiros com a Economia do Mar, promovendo a preservação do ambiente que sustenta atividades como o turismo, a pesca e a náutica, além da qualidade de vida das comunidades costeiras.

Patrocínio mantenedor: Fort Atacadista.

Realização: Mundo Mar Consulting, ACATMAR e Acquanauta Floripa.

Apoio oficial do Mês das Palestras: Blue Fox Marina, Marina Atlântida, Mano’s Comunicação Visual, Iate Clube Veleiros da Ilha e Blue Nautical Hub Brasil.

Apoio institucional oficial: Prefeitura de Florianópolis, Capitania dos Portos de Santa Catarina, SOAMAR Florianópolis, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, ICMBio, SEMAE Santa Catarina e Programa Bandeira Azul.

Relacionados