Prefeitura suspende licitação do BC Bus para adequar edital ao fim da escala 6×1

Prefeitura suspende licitação do BC Bus para adequar edital ao fim da escala 6×1

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
licitação do BC Bus,suspensão do pregão BC Bus,BC Bus Balneário Camboriú,transporte público em Balneário Camboriú,Prefeitura de Balneário Camboriú,licitação do transporte coletivo,escala 6x1,fim da escala 6x1,redução da jornada de trabalho,jornada semanal de trabalho,BC Trânsito,Autarquia Municipal de Trânsito,Tarifa Zero Balneário Camboriú,transporte coletivo urbano,pregão eletrônico 001/2026,edital do BC Bus,custos do transporte público,licitação em Santa Catarina,mudanças nas regras trabalhistas

A Prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, suspendeu, nesta quinta-feira (5), o pregão eletrônico da nova licitação do BC Bus, que estava previsto para esta sexta-feira (6). A medida foi adotada para adequar o processo às novas regras trabalhistas determinadas pelo Governo Federal, que preveem o fim da escala 6×1.

A suspensão é por tempo indeterminado e foi solicitada pela Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), após um pedido de impugnação que questiona os impactos da Emenda Constitucional nº 141/2026 na redução da jornada semanal de trabalho.

Atualmente, a planilha de custos elaborada pela autarquia considera uma jornada de 44 horas semanais. A mudança impacta diretamente as escalas de serviço e, consequentemente, a composição dos custos e a estimativa do valor da contratação.

Com isso, a equipe técnica da instituição deverá analisar os questionamentos apresentados na impugnação e realizar os ajustes necessários na planilha. A previsão é que o documento contemple, inicialmente, a redução de duas horas na jornada semanal, que entra em vigor em 15 de dezembro, e, posteriormente, a diminuição de outras duas horas.

Dados em revisão

O Pregão Eletrônico nº 001/2026 prevê a contratação de uma empresa para prestar serviços de locação de ônibus com condutor, incluindo combustível, sistemas, seguros e manutenção preventiva e corretiva, destinados ao transporte coletivo urbano do programa Tarifa Zero.

O contrato terá duração prevista de 36 meses, e o valor máximo inicialmente estabelecido no edital era de R$ 56.674.887,08.

A retomada do processo licitatório e eventuais alterações no edital serão comunicadas por meio de aviso publicado nos mesmos canais utilizados para a divulgação do documento original.

Relacionados