Abertas inscrições para o 4º Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí

Abertas inscrições para o 4º Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí

Facebook
Twitter
LinkedIn

Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí, que vai acontecer em 25 de março. O evento é aberto à comunidade, sendo promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Superintendência do Porto de Itajaí – SPI. As atividades são gratuitas e acontecem das 8h30 às 18h, no auditório localizado na sede da Superintendência.

O coordenador do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental na Área de Influência do Porto de Itajaí – Mapi, professor Jurandir Pereira Filho, explica que o objetivo do encontro é demonstrar a importância da parceria técnico-científica, desenvolvida entre a Universidade e a SPI. Desde 2005, o Programa é responsável pelo assessoramento e execução dos monitoramentos ambientais necessários para atender as exigências do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).

“Embora de grande importância econômica e social para toda a região, é inegável que o Porto de Itajaí exerce pressão no meio ambiente, o que acaba gerando conflitos de interesse. Diante deste contexto, as atividades desempenhadas pelos pesquisadores da Univali são vitais para o cumprimento de várias diretivas e exigências ambientais, pois oferecem um acompanhamento especializado das alterações ambientais que são intrínsecas às atividades portuárias. Este monitoramento é fundamental, pois a identificação de qualquer alteração decorrente da atividade permite que medidas de gestão sejam tomadas”, afirma.

Veja quais temas serão abordados no evento

 

A programação contempla apresentações sobre o panorama atual do Porto de Itajaí, o projeto de descarbonização de portos e a relação porto-cidade. Na ocasião também serão apresentadas informações sobre o impacto de eventos extremos do clima e a atividade portuária e os resíduos coletados na região, com base no relatório do mutirão Juntos Pelo Rio. A interação da atividade portuária e a pesca artesanal, bem como o novo enquadramento do estuário do Rio Itajaí e a qualidade de água, são mais assuntos que serão abordados no Seminário.

Além disso, outra atividade prevista no evento é a realização de um mini workshop, que vai tratar sobre legislação e estratégia de gestão da água de lastro no Porto Organizado de Itajaí.

Mais detalhes sobre a programação, bem como o link para inscrição no 4º Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí estão disponíveis em univali.br/eventos.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress