Alesc abre inscrições para curso gratuito sobre comunicação pública e estratégias institucionais em Santa Catarina

Alesc abre inscrições para curso gratuito sobre comunicação pública e estratégias institucionais em Santa Catarina

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
curso comunicação pública Alesc,Assembleia Legislativa Santa Catarina comunicação,comunicação institucional governo,transparência pública Santa Catarina,curso comunicação pública Florianópolis,Escola do Legislativo Alesc curso,Diretoria de Comunicação Social Alesc,comunicação pública Brasil estratégias,redes sociais comunicação pública,relacionamento com imprensa governo,TV Alesc comunicação institucional,Rádio Alesc informação pública,comunicação institucional período eleitoral,gestão da comunicação pública,curso gratuito comunicação pública SC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) abriu inscrições para o curso “Comunicação pública na prática: a experiência da Alesc”, que será realizado nos dias 8 e 9 de abril no Auditório Antonieta de Barros, na sede do Parlamento catarinense, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e a Secretaria de Apoio às Câmaras Municipais (SEAC). O objetivo é compartilhar estratégias, experiências e ferramentas de comunicação institucional utilizadas pelo Legislativo catarinense, além de promover o debate sobre o papel da comunicação pública na relação entre Estado, imprensa e sociedade.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Escola do Legislativo da Alesc.

A comunicação pública tem se consolidado como um campo estratégico para fortalecer a relação entre instituições públicas e cidadãos. Mais do que divulgar ações governamentais, o objetivo é garantir transparência, ampliar o acesso à informação de interesse coletivo e estimular o diálogo com a sociedade.

A programação reúne gestores da própria Alesc, profissionais da imprensa e especialistas da área para discutir temas como transparência da informação, comunicação audiovisual, relacionamento com a mídia, redes sociais e comunicação institucional em período eleitoral.

Programação do primeiro dia

A abertura institucional ocorre às 8h30 do dia 8 de abril. Em seguida, às 9h, a diretora e a diretora-adjunta da Diretoria de Comunicação Social da Alesc, Franciela Lima e Patrícia Schneider de Amorim, apresentam a palestra “A Diretoria de Comunicação Social da Alesc: estrutura, missão e estratégia”, abordando o funcionamento e os objetivos da área dentro do Legislativo de Santa Catarina.

Às 10h, a gestão da TV Alesc detalha o modelo de comunicação pública audiovisual adotado pela emissora legislativa. A apresentação será conduzida por Fernando Silveira, coordenador da TV Alesc, além de Alessandra Flores e Luis Guilherme Sella.

Na sequência, às 11h, a equipe responsável pela Agência Alesc e pelo portal institucional discute informação pública e transparência, destacando a produção de conteúdo jornalístico e o papel das plataformas digitais do Parlamento catarinense. Participam Gicieli Dalpiaz, coordenadora da Agência Alesc, e Marcelo Espinoza.

Encerrando o período da manhã, às 12h, será apresentado o tema “Relacionamento com a imprensa e Comunicação Interna”, com Michelle Dias, gerente de Comunicação Social da Alesc, além de Nara Cordeiro e Fabrício Escandiuzzi, que abordarão estratégias de gestão da comunicação institucional e fluxos de informação dentro da instituição.

No período da tarde, às 14h, ocorre a mesa-redonda “Comunicação Pública na prática – o olhar da imprensa”, mediada pela jornalista Lúcia Helena Evangelista Vieira. O debate contará com a participação de profissionais de veículos de comunicação de Santa Catarina, como Anderson Silva, da NSC Comunicação; Karina Manarin; Paulo César, do ND Mais; Upiara Boschi, do SCC SBT; Guido Bretanha, da ACAERT; e Rodrigo Cardoso, da TVBV.

O primeiro dia será encerrado com a palestra “Comunicação verbal e oratória para agentes públicos”, às 16h15, ministrada pela especialista Giovana Pedroso.

Segundo dia aborda redes sociais e comunicação eleitoral

No dia 9 de abril, o curso será retomado às 8h30 com nova abertura institucional. Às 8h45, o especialista conhecido como JP do Whats apresenta a palestra “WhatsApp como ferramenta de comunicação pública e relacionamento com o cidadão”, abordando o uso estratégico da plataforma para interação com a população.

Às 9h45, Rony Ramos, da Gerência de Redes Sociais da Alesc, apresentará o tema “Redes Sociais na Comunicação Pública: limites, potencialidades e estratégia institucional”, discutindo desafios e oportunidades do ambiente digital na comunicação governamental.

Na sequência, às 10h45, a equipe da Rádio Alesc realiza a palestra “Comunicação pública, proximidade e serviço ao cidadão”, com Alisson Francisco, coordenador da emissora, além de Eduarda Demeneck e João Guedes, abordando o papel do rádio legislativo na difusão de informação pública e serviços à população.

Encerrando o evento, às 11h45, a procuradora Cláudia Bressan, da Procuradoria da Alesc, apresenta a palestra “Comunicação institucional e Direito Eleitoral: o que pode e o que não pode”, discutindo regras e cuidados da comunicação pública em períodos eleitorais.

O curso será finalizado às 12h45 do dia 9 de abril. A iniciativa busca fortalecer práticas de comunicação institucional, transparência pública e gestão da informação, ampliando o diálogo entre o poder público e a sociedade em Santa Catarina.

Relacionados