A Secretaria de Assistência Social promove a capacitação do projeto “Pro-Catadores” na próxima quinta-feira (24/11), das 14h às 16h, na Associação Perpétuo Socorro. A formação, com demanda livre e sem necessidade de inscrição prévia, abordará o tema “Rota da Formalização – da formalização à emissão de nota”. O objetivo é aprimorar a gestão de cooperativas, incentivar a formalização como MEI, ampliar o acesso a políticas públicas e elevar a renda dos participantes, com foco em qualificação técnica e gerencial.
A capacitação será ministrada pela consultora do Sebrae, Sueli Lyra, que apresentará aos catadores de recicláveis os benefícios, direitos e deveres da formalização como MEI. Entre os tópicos estão regras do Bolsa Família e formalização, vantagens de integrar uma cooperativa, direitos previdenciários, benefícios fiscais e acesso a serviços públicos.
O projeto “Pro-Catadores”, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo Federal, busca integrar os catadores às políticas públicas locais, promovendo a formalização de toda a cadeia e garantindo o reporte das massas comercializadas para os índices nacionais de reciclagem.







