Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta sexta-feira (25), será realizado, às 19h, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, um evento cultural e reflexivo que visa celebrar, valorizar e dar visibilidade às vozes femininas negras que impactam a sociedade com sua arte, intelectualidade e resistência.
Com entrada gratuita e uma programação diversificada, o encontro contará com atrações especiais, falas inspiradoras e homenagens a mulheres negras que se destacam em diversas áreas em Santa Catarina e no Brasil.
Essas mulheres participarão de uma roda de conversa sobre ancestralidade, cultura, educação, empreendedorismo, literatura, arte e identidade, fortalecendo a luta contra o racismo e o machismo estrutural.
O evento é uma realização da Setorial de Literatura de Balneário Camboriú, com apoio da Fundação Cultural.
A presidente da setorial, Sibeli Luz, destaca que esta é a primeira vez que um evento dessa natureza é promovido em Balneário Camboriú:
“A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer este tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transsexuais. Segundo a Associação de Mulheres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E tanto no Brasil quanto fora, esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais”, afirma.
Mãe de filhos negros e mulher negra, Sibeli Luz, atualmente vice-presidente do conselho municipal de políticas culturais e presidente da Setorial de Literatura, enfatiza a importância do acolhimento institucional para a realização do evento:
“Pela primeira vez vamos celebrar e reunir mulheres incríveis. Precisamos ter espelhamento, ver a mulher negra ocupando todos os espaços que deseja, sem se intimidar por olhares maldosos, comentários infelizes e tantas situações cotidianas. Apesar dos avanços, ainda há retrocessos. Estamos abrindo espaço para que muitas mais venham após este início. Temos misses, advogadas, escritoras, engenheiras e tantas outras mulheres aqui para compartilhar suas trajetórias. Todas, sem exceção, enfrentam o racismo, seja de forma velada ou explícita”, relata.
Convidadas confirmadas:
Sibeli Luz – Ghostwriter, CEO da editora Experience, vice-presidente do conselho municipal de políticas culturais de Balneário Camboriú e presidente da Setorial de Literatura
Mariana Torre – Engenheira civil, escritora e mentora de mulheres
Cristina Bitencourt – Primeira advogada negra de Balneário Camboriú
Vanusa Azevedo – Criadora da página Qual o Rolê PRETA?, coordenadora do Baque Mulher Itajaí Balneário Camboriú, grupo fundado por Mestra Joana Cavalcante
Patrícia Rocha – Coordenadora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Prefeitura de Balneário Camboriú, atua à frente da Praça do Empreendedor
Sueli Marlete Leodoro – Mestra na confecção das bonecas Abayomi, atua em grupos como Nova Lua e Baque Mulher, conselheira suplente da Setorial de Artesanato
Patrícia Sutil – Coordenadora de Políticas Raciais
Carolina Anastácio – Modelo e cabeleireira trancista
Keila Machado – Advogada
Tiane Félix – Influencer e modelo, referência em autoestima, moda, beleza e body positivity
Noemy Santos – Cantora de samba raiz
Caroline Calcaterra – Bailarina e professora de dança
Sara Eunice Barbosa – Modelo fashion e comercial, empreendedora e atual Miss Santa Catarina Splendid, natural de Camboriú
O evento começa às 19h, no Teatro Bruno Nitz, com entrada franca e programação aberta para todas as idades e toda a família.