Balneário Camboriú receberá, na próxima quinta-feira (18), o Ônibus Lilás, iniciativa do Governo de Santa Catarina que percorre cidades do estado levando informação, acolhimento e conscientização sobre a violência contra a mulher. A estrutura itinerante ficará na cidade das 9h às 17h.
O projeto busca aproximar a população das redes de apoio e fortalecer a prevenção da violência, especialmente entre os jovens. Para a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, a presença do Ônibus Lilás representa uma oportunidade de reforçar a rede de proteção.
“Precisamos unir esforços para que cada vez mais mulheres conheçam seus direitos e tenham segurança para buscar apoio. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar o diálogo, a informação e as políticas públicas voltadas à prevenção da violência e à promoção do respeito”, afirmou.
A diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, Anna Nienkötter, destaca a importância da ação:
“A iniciativa soma-se às ações locais e reforça a Lei Maria da Penha Vai à Escola, que promove a discussão sobre o tema no ambiente escolar, envolvendo alunos, professores, diretores e famílias”.
Programação em Balneário Camboriú
Manhã (9h às 12h): Praça do Pescador, Bairro da Barra – aberta à comunidade, com orientação sobre a Lei Maria da Penha, direitos das mulheres e serviços de apoio. Atividades especiais para alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili e da Escola Estadual Básica (EEB) Francisca Alves Gevaerd, incluindo palestras e rodas de conversa com a Rede Catarina da Polícia Militar de SC e o Grupo de Proteção à Mulher da Guarda Municipal.
Tarde (14h às 17h): CEM Vereador Santa, Centro – continuidade das ações e atividades educativas.
A iniciativa é realizada pelo Governo de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, e conta com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), Procuradoria Especial da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, OAB – programa OAB por Elas, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa Alva, Programa Abraço, Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Tutelar e secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
O Ônibus Lilás orienta a população sobre os direitos da mulher e contribui para a interrupção do ciclo de violência, oferecendo informações sobre todos os tipos de violência, incluindo a doméstica, e sobre os serviços públicos de proteção social disponíveis.