Brasil reforça liderança no turismo sustentável, destaca ministro Celso Sabino na COP30

Brasil reforça liderança no turismo sustentável, destaca ministro Celso Sabino na COP30

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
turismo sustentável Brasil,Celso Sabino COP30,ecoturismo Amazônia

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que, nos dias 19 e 20 de novembro, o turismo terá posição de destaque na COP30, oferecendo ao Brasil a oportunidade de evidenciar seu protagonismo no ecoturismo e no turismo sustentável, resiliente, solidário e responsável. Foto: Daniel Hiroshi/EBC.

Em participação especial no programa Bom Dia, Ministro, direto de Belém (PA), sede da COP30, Celso Sabino ressaltou nesta segunda-feira, 17 de novembro, a relevância do evento para impulsionar o turismo na Amazônia e em todo o país. O foco inclui a promoção de experiências sustentáveis, a integração com comunidades tradicionais e o fortalecimento de novos produtos capazes de gerar renda e preservar o meio ambiente.

“Incluímos um dia específico para tratar de turismo, sustentabilidade, turismo responsável e turismo solidário na Conferência do Clima. O Brasil tem o privilégio, pela primeira vez na história, de presidir a Organização das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo). Isso nos permite protagonizar discussões essenciais sobre o tema”, afirmou o ministro.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o turismo será destaque na COP30, com o lançamento de iniciativas estratégicas, como o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série Pelos Rios da Amazônia e o Plano de Adaptação Climática do Turismo — instrumento fundamental para ampliar a resiliência do setor diante dos efeitos das mudanças climáticas. Sabino também apresentou novidades relacionadas ao turismo na Amazônia, incluindo cruzeiros, trilhas, guias e roteiros que têm impacto direto na economia e na geração de empregos.

“E o que a gente tem de protagonismo nessa área coloca o Brasil na vanguarda, com um grande diferencial competitivo, que são exatamente as nossas ações na área da sustentabilidade.”
— Celso Sabino, ministro do Turismo

O ministro destacou ainda que foi criado, no âmbito da ONU Turismo, um grupo voltado exclusivamente ao turismo sustentável e regenerativo. O objetivo é discutir como essa atividade pode contribuir para manter as florestas tropicais preservadas, conservar o meio ambiente e fomentar desenvolvimento socioeconômico para as populações que vivem nessas regiões.

Vanguarda no turismo sustentável

Segundo Sabino, os dois dias de programação serão dedicados ao ecoturismo e ao turismo sustentável, resiliente, solidário e responsável. “Teremos a presença de ministros de turismo de diversos países, do secretário-geral da ONU, do presidente — que sou eu — e de especialistas da área. Temos muito a apresentar, mas também a ouvir. Esse protagonismo coloca o Brasil na vanguarda, com um grande diferencial competitivo, que é justamente nosso compromisso com a sustentabilidade”, reforçou.

Potencial amazônico em expansão

Sabino apresentou também ações para ampliar o potencial turístico da Amazônia. “O Governo do Brasil tem investido na promoção correta, dentro e fora do país. Estamos com uma grande campanha nacional para estimular jovens do Sul e Sudeste a visitarem a Amazônia. Investimos na ampliação da aviação civil doméstica e internacional e já aumentamos em 18% a oferta de passagens disponíveis no país. Também estamos qualificando profissionais com a criação das Escolas Nacionais do Turismo, preparando trabalhadores para esse novo mercado”, afirmou.

Quem participou

O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram da edição desta segunda-feira (17) a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio CBN Amazônia (Manaus/AM), Rádio 98 News (Belo Horizonte/MG), Portal Correio da Manhã (Rio de Janeiro/RJ), Rádio TV Metropolitana (Piracicaba/SP), Rádio Asa Branca (Salgueiro/PE), Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS) e Rádio Liberal (Belém/PA).

Relacionados
plugins premium WordPress