Cachoeira do Baú de Ilhota será palco da visita de Deficientes visuais

Cachoeira do Baú de Ilhota será palco da visita de Deficientes visuais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Atividade externa promovida pela Advir em parceria com a Associação Live the Life tem objetivo de incentivar a inclusão e participação social.

Imagine fazer uma trilha sem enxergar! Banhar-se nas água frescas de uma cachoeira estimulando os sentidos do tato, audição e olfato. Esse será o desafio dos associados e associadas da ADVIR – Associação de Deficientes Visuais Itajaí e Região nesta terça-feira (16)! A atividade externa faz parte da programação de verão e retomada das atividades que tem objetivo de promover a inclusão e participação social.
O local escolhido para a realização da atividade foi a Cachoeira do Baú, em Ilhota, que tem cerca de 30 metros de altura. Para acessar a cachoeira os deficientes visuais irão percorrer uma trilha com cerca de 200 metros de extensão onde vão poder ter o primeiro contato com a natureza, sentir e conhecer mais sobre a flora local.
Durante todo o trajeto e visitação à cachoeira serão usadas técnicas de audiodescrição e guiamento pela trilha para que eles sintam o ambiente e aproveitem ao máximo a experiência sensorial – estimulando os sentidos da audição, olfato e tato. “É um momento muito importante, pois muitos dos participantes nunca tiveram a oportunidade de sentir a natureza assim tão de perto. Experimentar como é a sensação de tocar nas rochas de uma cachoeira e sentir a água batendo o corpo, o som, o desafio de percorrer a trilha são atividades que auxiliam na qualidade de vida e na motivação deles”, explica Alessandro Nelito Adriano, guia de ecoturismo e presidente da Associação Live the Life.
Para atender todos os associados da ADVIR e promover um melhor aproveitamento, a atividade será realizada em dois períodos e em dois dias. O primeiro dia será nesta terça-feira (16) e o segundo no dia 23 de janeiro. Em cada período serão atendidos aproximadamente oito associados.
A ADVIR
Com sede em Itajaí, a ADVIR – Associação de Deficientes Visuais Itajaí e Região atua desde 1994 na região com pessoas com deficiência visual e múltiplas no processo de habilitação e reabilitação, além promover a inclusão e participação social.

Mais informações com Alessandro, da Associação Live the Life, pelo telefone (47) 99109-6521 ou com Flávia, na Advir, pelo telefone (43) 99677-7767.

SERVIÇO
O QUE: Trilha sensorial e visitação à Cachoeira
QUANDO: dias 16 e 23 de janeiro – das 8h ás 12h e das 13h às 17h
ONDE: Cachoeira do Baú – Ilhota

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress