A CAIXA, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e a Fundação Dom Cabral (FDC), lançou dois programas de capacitação destinados a gestores públicos: “Serviço Público do Futuro” e “Inovação na Gestão Pública”. As iniciativas visam preparar 80 agentes públicos para liderar serviços mais eficientes e centrados no cidadão, diante das rápidas transformações tecnológicas e demandas sociais.
O lançamento ocorreu no campus da FDC, em São Paulo, com a presença do vice-presidente de Governo da CAIXA, Tiago Cordeiro, do presidente-executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior, e do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira.
O vice-presidente de Governo da CAIXA ressaltou a importância de investir em capacitação para fortalecer a gestão pública em todo o país, destacando a parceria estratégica com a Secretaria do Tesouro Nacional e a FDC para modernizar os serviços públicos.
O secretário Rogério Ceron reforçou o compromisso do Tesouro Nacional em apoiar estados e municípios na absorção de novas tecnologias para aumentar a eficiência dos serviços públicos.
Segundo o presidente-executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista da Silva Junior, a parceria fortalece uma gestão pública eficiente, ética e inovadora, gerando maior valor à sociedade.
Os cursos são gratuitos, financiados pelas Portarias MF nº 808/2023 e STN/MF nº 1.478/2023, que exigem contrapartida mínima de instituições financeiras para apoiar o aprimoramento da gestão fiscal e investimentos dos entes subnacionais.
Inovação na Gestão Pública
Com 80 horas-aulas, o programa aborda temas práticos e estratégicos como inteligência artificial, big data, foresight e tendências de inovação, promovendo uma mentalidade voltada à transformação institucional.
Serviço Público do Futuro
Com 55 horas-aulas, baseado em pesquisa da FDC em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF), o curso destaca competências essenciais para o servidor do futuro, como adaptabilidade, flexibilidade e empatia, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de lideranças alinhadas às mudanças sociais e tecnológicas.
As iniciativas estão alinhadas às discussões da Reforma Administrativa no Congresso Nacional, que visa valorizar competências e promover inovação no serviço público, contribuindo para a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados à população.