Câmara Municipal,Balneário Camboriú,Comissão Parlamentar de Inquérito,Resolução nº 15/2024,Diário Oficial Eletrônico,André Meirinho
Câmara de Balneário Camboriú Constitui CPI para Investigar Saneamento Básico

Câmara de Balneário Camboriú Constitui CPI para Investigar Saneamento Básico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Câmara Municipal,Balneário Camboriú,Comissão Parlamentar de Inquérito,Resolução nº 15/2024,Diário Oficial Eletrônico,André Meirinho

Introdução

A mesa diretora da Câmara Municipal de Balneário Camboriú constituiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as condições do saneamento básico no município. A decisão veio através da Resolução nº 15/2024, publicada no Diário Oficial Eletrônico em 14 de junho de 2024.

Objetivos da CPI

O principal objetivo desta CPI é analisar as reais condições do saneamento básico em Balneário Camboriú, além de avaliar os serviços públicos relacionados e os possíveis impactos na balneabilidade, meio ambiente, saúde pública, economia e turismo. A proposta inicial foi feita pelo vereador André Meirinho (Progressistas) e recebeu apoio de outros seis vereadores.

Constituição e Funcionamento

A criação e o funcionamento da CPI obedecem aos artigos 96 a 101 do regimento interno do legislativo. O artigo 96 determina que a Câmara, a requerimento de um terço dos membros, instituirá uma comissão para a apuração de um fato determinado e por prazo certo, com poderes de investigação semelhantes aos de autoridades judiciais.

Composição da CPI

O requerimento 7/2024 estabelece que a CPI terá cinco membros, que serão indicados até a sessão ordinária do dia 19 de junho de 2024. Três membros serão do bloco parlamentar da situação, composto pelos partidos PL, Cidadania, Podemos e PRD, e dois do bloco parlamentar da oposição “CPI do Saneamento”, que inclui os partidos DC, Progressistas, PSD, Novo, PT e PDT.

Próximos Passos

Após a indicação dos membros, eles deverão se reunir para escolher o presidente e o relator da CPI. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, prorrogável por igual período. A expectativa é que a comissão possa trazer à tona questões importantes e soluções viáveis para melhorar o saneamento básico em Balneário Camboriú.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress