O Congresso Nacional realiza nesta quarta-feira (29) o seminário “Rumo a zero mortes evitáveis por câncer de mama: acesso, desafios e o papel dos três Poderes e da sociedade civil”, às 15h30, no Plenário 14 – Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento tem como objetivo mobilizar lideranças políticas, técnicas, ONGs, associações e movimentos sociais para uma ação integrada na redução da mortalidade por câncer de mama.
A abertura contará com parlamentares femininas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Contas da União. Os painéis, mediados por parlamentares, terão participação de instituições como Femama, Oncoguia, ONG Recomeçar, Instituto Natura e SBOC, parceiras da Secretaria da Mulher nas ações do Outubro Rosa.
O primeiro painel apresentará dados e estudos sobre desigualdades regionais e socioeconômicas que dificultam o acesso a rastreamento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes. Já o segundo painel proporá soluções para que o país alcance a meta de redução da mortalidade em 12,5% até 2030, assegure 60% dos diagnósticos em estágio I e II e permita o início do primeiro tratamento em até 60 dias em pelo menos 80% dos casos.
O seminário será encerrado com a assinatura de um termo de compromisso pelas instituições participantes, reforçando as metas da Iniciativa Global contra o Câncer de Mama.







