Conheça os pratos que disputam o título de Melhor Prato Tradicional de Porto Belo 2025

Conheça os pratos que disputam o título de Melhor Prato Tradicional de Porto Belo 2025

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
concurso Porto Belo 2025,melhor prato tradicional,gastronomia Porto Belo

O Governo de Porto Belo, por meio da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, divulgou pelas redes sociais os pratos autorais que participam do Concurso Melhor Prato Tradicional de Porto Belo 2025. A partir de 1º de agosto, moradores e visitantes poderão degustar e avaliar as criações gastronômicas elaboradas por cinco estabelecimentos da cidade.

A fase do júri popular ocorrerá de 1º a 24 de agosto, com os pratos sendo servidos nos próprios restaurantes a preços definidos por cada casa. Após provar a receita, o cliente receberá um QR Code exclusivo para votar pelo aplicativo oficial do concurso. A etapa técnica está marcada para o dia 25 de agosto, quando os pratos serão avaliados com base em sabor, apresentação, originalidade e uso de ingredientes regionais.

Pratos concorrentes:

Buddha Rasa Café Bistrô
Tainha da Costa Esmeralda Grelhada na Brasa
Tainha assada na brasa, com molho vermelho à base de mariscos Santa Ostra, banana assada, farofa de milho flocado e crispy de alho-poró.

Ilha de Pirão
Robalo à Caiçara
Robalo fresco grelhado com pirão de caldo de peixe, farofa de banana-da-terra e crispy de batata-doce. Acompanha camarões salteados na cachaça artesanal Pedro Alemão e bisque de moqueca.

Resort Refúgio do Estaleiro
Pescada Regional de Porto Belo
Pescada grelhada com pirão de peixe, farofa crocante de pães, molho de ervas frescas e crispy de batata-doce.

Tempero Di Maria by Chef Cleiton
Sabor Nativo
Filé de pescada grelhada com crosta de farofa de pinhão sobre pirão de camarão flambado na cachaça, regado ao pesto de manjericão. Acompanha arroz de banana com castanha-de-caju, banana grelhada com mel silvestre e chips de aipim.

Zepe Café Bistrot
ZEPiraíquê
Raviólis artesanais com alfavaca e detalhe inspirado na renda de bilro, recheados com camarão fresco e queijo colonial, temperados com cachaça e limão-cravo, servidos em consomê de garoupa e finalizados com azeite de alfavaca artesanal. Acompanha pão artesanal tostado e copinho de cachaça de Luiz Alves, harmonizada com limão-cravo e mel infusionado com alfavaca.

Mais do que uma competição, o concurso é um convite para valorizar a culinária local, que se destaca por ingredientes como tainha, pescada, camarão, banana, ervas frescas e cachaças artesanais.

“O Porto Belo Sabores é mais do que um concurso. É uma forma de celebrar nossas raízes, impulsionar nossos empreendedores e fortalecer os laços entre quem produz e quem transforma ingredientes em experiências inesquecíveis”, destaca Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo.

A proposta também conecta gastronomia com desenvolvimento local, como aponta a consultora do Sebrae, Tamara Legarrea: “A gastronomia tem potencial de gerar valor, movimentar a economia local e criar oportunidades sustentáveis. O concurso é uma estratégia que une capacitação, inovação e promoção do nosso território”, afirma.

A pontuação final será definida pela média ponderada entre as notas do júri popular (20%) e do júri técnico (80%). A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de agosto, às 19h, no Hotel Morro do Sol, em Porto Belo.

Mais informações e o guia completo dos pratos estão disponíveis no Instagram oficial: @portobelosabores.

concurso Porto Belo 2025,melhor prato tradicional,gastronomia Porto Belo concurso Porto Belo 2025,melhor prato tradicional,gastronomia Porto Belo

Relacionados
plugins premium WordPress