O Corpo de Baile de Itajaí se destacou na 32ª edição do Dance Joaçaba, realizada entre 15 e 17 de agosto, no oeste catarinense. O grupo foi campeão na categoria Ballet Clássico de Repertório Júnior com a coreografia Amigas de Clara, remontagem de Aline Carili a partir do clássico O Quebra-Nozes, de Marius Petipa.
Além da primeira colocação, o grupo conquistou o 2º lugar no Ballet Clássico Livre do Grupo Avançado, com a coreografia Confluência, também assinada por Aline Carili, e o 3º lugar no Jazz Grupo Júnior com Vida de Vitrine, do coreógrafo convidado João Torres.
Considerado o maior festival de dança do interior catarinense, o Dance Joaçaba reuniu mais de 2 mil bailarinos de 70 grupos, vindos de 40 cidades de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Paraguai.
“A participação em festivais competitivos é fundamental para o crescimento artístico dos alunos. Esses prêmios são fruto do trabalho intenso, da disciplina e da paixão pela dança. Mais do que troféus, cada conquista amplia a experiência de palco e fortalece a identidade do grupo”, destaca a professora e coreógrafa Aline Carili.
Para Hantiêla Salerno, idealizadora do Corpo de Baile e professora, o resultado reforça o talento e a dedicação dos jovens artistas, que representaram a cidade de Itajaí e o projeto cultural em um evento de grande expressão no segmento.
“Essa foi a primeira competição do Corpo de Baile de Itajaí e já trouxe conquistas muito importantes. Mais do que os prêmios, o que nos enche de orgulho é ver reconhecido o trabalho de formação técnica que iniciamos em abril. Em pouco tempo, os bailarinos mostraram maturidade, entrega e evolução artística, confirmando que estamos no caminho certo”, afirma.
Sobre o projeto
O Corpo de Baile de Itajaí busca a formação de futuros bailarinos profissionais por meio de aulas, workshops e oficinas gratuitas de formação técnica. A iniciativa é realizada pelo Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com incentivo da Havan e da Usimetal.






