Como parte de um plano estratégico para garantir segurança e melhor organização, a Defesa Civil de Itajaí iniciou, nesta terça-feira (4), um amplo processo de vistorias e recadastramento dos abrigos disponíveis no município. O objetivo da ação é avaliar a capacidade e as condições desses locais para receber a população em caso de eventos climáticos extremos ou outras emergências.
“Nosso foco nos primeiros 100 dias é recadastrar e estruturar 30 abrigos para que estejam prontos quando necessário”, destacou Onir Mocellin, Coordenador da Defesa Civil. O trabalho já começou com inspeções no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Centro de Arte e Lazer e no Centro de Múltiplo Uso, todos localizados no bairro Cordeiros. Durante as vistorias, a equipe avaliou a infraestrutura dos espaços, verificando itens essenciais como cozinhas, banheiros, chuveiros, equipamentos de combate a incêndios e a capacidade de acolhimento de cada local.
A iniciativa conta com o apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e da Secretaria de Assistência Social. O INIS está responsável por garantir que os abrigos contem também com áreas adequadas para receber animais de estimação, enquanto a Secretaria de Assistência Social gerenciará a alimentação e o atendimento aos moradores temporários em caso de acionamento dos abrigos.
Além de cadastrar e inspecionar os espaços, a Defesa Civil irá definir os locais mais estratégicos para cada tipo de situação, garantindo que equipes de resgate e a própria população saibam para onde se dirigir em caso de necessidade. Esta ação é um passo fundamental para tornar Itajaí uma cidade mais preparada, segura e eficiente no atendimento à população em momentos críticos.