A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (COMPDEC) realizou, na última quarta-feira (19 de março), a primeira fiscalização de 2025 sobre o transporte de produtos perigosos no município. A operação ocorreu na esquina da Rua Dr. Reinaldo Schmithausen com a Adão Wandal, no bairro Cordeiros, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (CODETRAN).
Durante a ação, oito veículos que transportavam materiais perigosos foram abordados. Os motoristas receberam orientações sobre a condução segura desses produtos, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as providências para regularização de possíveis infrações. Além disso, seis autuações foram emitidas com base no Código de Trânsito Brasileiro, por descumprimento das normas de transporte de produtos perigosos.
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Onir Mocellin, destacou que a operação faz parte de um calendário mensal de vistorias, orientações e autuações realizadas em conjunto com a ANTT e a CODETRAN. Ele reforçou a importância de garantir o cumprimento das normas de segurança para assegurar a proteção no transporte rodoviário.
Itajaí, que abriga diversas empresas que lidam com produtos perigosos, exige a apresentação de documentos específicos, a sinalização adequada nos veículos e o uso de equipamentos de emergência e proteção individual por motoristas e ajudantes. A fiscalização visa prevenir acidentes e garantir a segurança da população.