A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta climático para a região litorânea do Estado, com validade entre 00h desta segunda-feira (28) e o fim da quarta-feira (30). O aviso aponta rajadas de vento intensas e ressaca marítima, com risco moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e danos à rede elétrica.
Em Balneário Camboriú, o risco para ventos fortes permanece até as 18h de terça-feira (29). O alerta inclui a atenção redobrada para a faixa litorânea quanto à agitação marítima, com ondas de 3,5m a 4,5m próximas à costa e picos de até 5m em alto-mar, especialmente entre 9h desta segunda-feira (28) e 23h59min de quarta-feira (30).
“Nossas equipes estão atentas à mudança no clima, mesmo que a nossa região esteja com risco considerado moderado no boletim estadual. Em caso de necessidade, estamos à disposição pelo número 199. A orientação é buscar abrigo seguro e acionar a Defesa Civil sempre que necessário”, destacou o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, Coronel Aldo Baptista Neto.
A Defesa Civil reforça que a população evite áreas de risco durante a ressaca e não transite em locais alagados ou próximos a estruturas instáveis. O órgão segue monitorando a situação em tempo real.