“Design de múltiplas funções” segue em alta em ambientes residenciais e até sobre as águas. Entenda.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Área de mergulho que se transforma em um espaço gourmet com churrasqueira. Mesa que “vira” cama, móveis removíveis que ampliam espaços e armários “escondidos nas paredes” são exemplos de soluções em design que conquistam o público brasileiro na hora de adquirir uma lancha. Assim como em casas ou apartamentos, a versatilidade no layout dos barcos deve seguir em alta em 2025.

Em apartamentos, casas ou até mesmo em barcos, ambientes multifuncionais têm sido essenciais para atender às demandas modernas de consumidores, conforme acreditam mais de 80% dos arquitetos em estudo feito pela National Association of Home Builders (NAHB). A evolução construtiva das lanchas e o desejo cada vez maior por barcos de lazer contribuíram para o desenvolvimento da indústria náutica brasileira com a concepção de espaços criativos e configurados para proporcionar praticidade e o conforto de uma casa a bordo. Ambientes e mobiliários nas áreas internas e externas de embarcações, que podem ser modulados com facilidade, de uma cama que ‘vira’ mesa até móveis que rapidamente podem ser configurados para um “espaço bistrô” ou até uma churrasqueira escondida na plataforma de popa são alguns atrativos, conforme aponta o maior fabricante de barcos de lazer da América Latina, a Fibrafort. 

“As embarcações deixaram de ser apenas um meio de transporte e passaram a oferecer experiências adaptáveis a diferentes ocasiões e necessidades, desde o momento da navegação até a usabilidade do barco para uma confraternização com amigos.  Soluções práticas como armários ‘escondidos’, móveis removíveis e áreas que se convertem, por exemplo, em um espaço para refeições ao ar livre são algumas das tendências que devem seguir em alta em 2025. São tecnologias que garantem conforto, melhor aproveitamento dos espaços, praticidade e tornam os momentos a bordo mais agradáveis”, a gerente comercial e de marketing da Fibrafort, Bárbara Martendal Yamamoto. 

A lancha Focker 300 GTS, da Fibrafort, é um dos exemplos dessa versatilidade justificado pelo sucesso no mercado brasileiro e internacional. O modelo de 30 pés, que combina design superesportivo com soluções práticas, oferece diferentes configurações aos navegadores em um mesmo passeio. A mesa de refeições no convés inferior, por exemplo, pode ser convertida em uma cama extra, garantindo mais conforto para quem decide pernoitar ou a praticidade para uma refeição. Além disso, a lancha conta com uma mesa de cockpit removível que amplia o espaço a bordo, além de outras várias soluções como porta-copos e geleira em locais estratégicos e sofás que se transformam em chaise, sem falar nas áreas de armazenamento que acompanham a decoração da lancha. 

Na área externa, a praça de popa pode ser usada para mergulhos e banhos de sol, ou transformada em um espaço gourmet, com área para churrasco. Já na proa, a tecnologia construtiva possibilitou uma área rebaixada com solário para descanso ou confraternizações, e que aumenta a segurança durante a navegação. 

O modelo também está disponível nas versões com motor de popa ou centro-rabeta, essa última opção permite que o motor fique embutido no casco, aumentando a área útil na parte traseira da embarcação, proporcionando mais espaço para interação e conforto. 

“Nossos projetos vão além do visual. Pensamos em cada detalhe para garantir funcionalidade, praticidade e conforto, com intuito de transformar cada navegação em uma experiência única e, certamente, os consumidores estão cada vez mais seletos ao escolher o barco e o design é fundamental”, explica Bárbara Martendal Yamamoto.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.