Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Histórias de Superação e Apoio na Recuperação

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Histórias de Superação e Apoio na Recuperação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dia Nacional de Combate às Drogas,alcoolismo,CAPS AD,Balneário Camboriú,recuperação,dependência química,Ministério da Saúde,Jaraguá do Sul,VIGITEL Brasil 2023,overdose,psicologia,saúde mental,Prefeitura de Balneário Camboriú,Centro de Tratamento,transtorno por uso de substâncias

João* (nome fictício), de 73 anos, tinha uma rotina feliz ao lado do seu cachorro, até que o uso excessivo de álcool começou a afetar sua saúde. Tremores nas mãos e falta de coordenação motora o impediram de continuar suas caminhadas diárias. “Estive na iminência de perder minha companheira e meu lar”, admite o morador de Balneário Camboriú.

A história de João é uma entre milhares de casos de pessoas que sofrem com o alcoolismo e o uso de drogas. Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data instituída pelo Ministério da Saúde para alertar sobre os danos causados pelo consumo abusivo dessas substâncias.

Em Balneário Camboriú, a Prefeitura oferece suporte no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Foi lá que João buscou ajuda, incentivado pela esposa. Após resistir em admitir o problema, ele foi encaminhado para um Centro de Tratamento (CT) em Jaraguá do Sul. “Os serviços de psicologia e psiquiatria do CAPS AD foram essenciais para minha recuperação”, afirma.

O consumo abusivo de álcool aumentou de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023, segundo o relatório VIGITEL Brasil 2023. Além disso, o uso de drogas atingiu quase 292 milhões de pessoas em 2022, conforme o Relatório Mundial sobre Drogas.

Pedro*, de 49 anos, começou a usar drogas aos 14 anos por curiosidade e influência de amigos. Após 30 anos de vício e uma overdose que o deixou com 90% de perda de visão, ele buscou ajuda no CAPS AD. “O vício destruiu minha vida, mas hoje sou grato pela equipe que me acolheu com profissionalismo e carinho”, diz.

Atualmente, Pedro é proprietário de uma marca de confecção e cursa o quarto ano de psicologia. “Quero ajudar pessoas que enfrentam a drogadição, assim como eu enfrentei”, emociona-se.

Cuidado e Acolhimento no CAPS AD

CAPS AD de Balneário Camboriú funciona desde 2014 e oferece atendimento para pessoas com transtornos por uso de substâncias como álcoolcocaínacrackmaconha e tabaco. A psicóloga Ana Lúcia Azevedo Dias explica que o objetivo é auxiliar na recuperação e na retomada da qualidade de vida.

“Os prejuízos podem afetar a saúde física, mental, trabalho, renda e relações sociais. Em casos extremos, podem levar à situação de rua”, alerta. Desde sua inauguração, o CAPS AD já registrou 5.293 prontuários, mostrando a importância do serviço.

Onde Procurar Ajuda

  • CAPS AD Balneário Camboriú
    Endereço: 5ª Avenida, esquina com a Rua Curitibanos, s/n – Bairro dos Municípios
    Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 19h
    Telefone: (47) 3261-6216
    WhatsApp: (47) 99143-9995

*Nomes fictícios para preservar a privacidade dos pacientes.

Relacionados
plugins premium WordPress