O Guia Salarial aponta que a educação continuada é essencial neste mercado competitivo. Para quem busca ascensão profissional, o domínio de um segundo idioma, com destaque para o inglês, é uma das quatro habilidades técnicas mais valorizadas por empresas no Brasil, conforme pesquisa. Alunos da KNN Idiomas, uma das maiores escolas de idiomas do país, destacam como o domínio do inglês impulsionou suas carreiras.
A globalização e o avanço tecnológico elevaram o inglês ao status de uma das quatro habilidades mais valorizadas por empresas e para quem busca melhores salários e ascensão profissional, conforme a Pesquisa Guia Salarial 2025 da consultoria Robert Half. Também ganham destaque na pesquisa competências como inteligência artificial, análise de dados e tecnologia imersiva. Neste cenário em que a comunicação com pessoas de outros países é fundamental para os negócios, alunos da KNN Idiomas, uma das maiores escolas de idiomas do país, compartilham como a proficiência em inglês impulsionou suas carreiras.
O engenheiro Vinícius Czarnobay, de 27 anos, é um exemplo. Atualmente, Vinícius é pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e, após quatro anos de curso de inglês, paralelo ao mestrado em Engenharia Mecânica, sua trajetória incluiu apresentações de pesquisas em inglês em congressos internacionais e visita a instituições de pesquisa europeias, experiências possíveis graças ao domínio do idioma.
“Pude mostrar o resultado do meu mestrado no exterior. Além disso, participei de uma competição de trabalhos acadêmicos promovida pela Sociedade dos Engenheiros de Petróleo e representei o país na etapa latino-americana e na etapa internacional, que foi nos Estados Unidos. Nesse processo, passei a escrever em inglês, me apresentar em inglês, apresentar meus resultados e ter colegas de outros países. O acesso a todas essas oportunidades foi graças ao curso de inglês e metodologia da KNN Idiomas”, destaca Czarnobay.
Arthur Vicentini Diehl, de 20 anos, também comprovou os benefícios do aprendizado do idioma. Iniciou seu aprendizado na escola de idiomas KNN em Itapema, SC, em 2019, após ser contemplado com uma bolsa de estudos. Em três anos, avançou do nível iniciante para o avançado e, durante esse período, integrou a equipe da KNN Idiomas como professor por dois anos. Recentemente, devido ao seu empenho e progresso no idioma, foi promovido a coordenador, cargo que ocupa atualmente. “Dar aula é um negócio que muda completamente a nossa percepção sobre o idioma e sobre lidar com as pessoas. Aproveitei a oportunidade da bolsa e hoje coordeno uma escola de idiomas”, aponta Diehl.
Aos 21 anos, Amanda Angela Schneider também destaca como a proficiência em inglês pode ser útil para a carreira profissional. Atuando no setor de áudio de uma emissora de televisão, ela lida com equipamentos com funções predominantemente em inglês. “Isso tem me ajudado bastante, especialmente no meu trabalho em que as máquinas de corte e de áudio têm orientações apenas em inglês. Dessa forma, acabo aprendendo o idioma, porque a compreensão em inglês é essencial para operar os equipamentos”, informa Schneider.
Além do ambiente profissional, Amanda aprimora suas habilidades linguísticas e expande seu repertório cultural por meio de hobbies como jogar videogames, assistir a animes e filmes. Essa imersão contínua destaca o inglês como uma ferramenta essencial em diversos aspectos de sua vida.
“Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender inglês é fundamental para novas experiências na vida, no trabalho e para a ascensão profissional. Na KNN Idiomas, temos orgulho de contribuir para o crescimento de nossos alunos e ex-alunos, proporcionando uma metodologia prática e imersiva que os prepara para os desafios do mercado. Ver nossos alunos conquistando novas posições graças ao domínio do inglês é a nossa maior recompensa”, finaliza Reginaldo Boeira, CEO da KNN Idiomas.