Retratos feitos por Fritz Alt, Victor Kursancew e Schwanke, entre outros, estão em coletiva que abre sábado (6) na Galeria 33
Não há como discordar: Fritz Alt, Hamilton Machado, Luiz Henrique Schwanke e Victor Kursancew são nomes fundamentais das artes joinvilenses e reconhecidos, de várias maneiras, por seguidas gerações.
Mas não é sempre que vemos obras do quarteto juntas, e ainda em meio a trabalhos de outros artistas importantes do cenário local.
Esta conjunção de grandes talentos forma a exposição coletiva “Acrônimo: os Retratos Joinvilenses em Des-Tempos”, que inaugura sábado (6), às 10h, na Galeria 33.
Com curadoria de Kathlen Kohl e Katiana Machado e parte do Projeto Respirarte, a mostra reúne retratos criados pelo grupo de artistas vistos como objetos acrônicos, ou seja, não fixados a um tempo específico, mas conectados a diversas temporalidades.
Esses retratos – entre pinturas, colagens e esculturas – têm a capacidade de resistir ao tempo, preservando memórias, criando vínculos afetivos com o passado e estabelecendo uma relação com os retratos contemporâneos.
Em sua profundidade, as obras refletem a diversidade e a identidade dos habitantes de Joinville.
Também integram a coletiva trabalhos de Alceu Bett, Tirotti, Marc Engler, Almira Reuter, Gabriel Batz, Sérgio Adriano, Priscila dos Anjos, Ricardo Kolb, Décio Soncini, Amanda Dout e Astrid Lindroth.
O Respirarte é um projeto cultural realizado com patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e realizado por Cooperfilm/Galeria 33.
SERVIÇO:
O QUÊ: Abertura da exposição “Acrônimo: os Retratos Joinvilenses em Des-Tempos”.
QUANDO: Sábado, dia 6, às 10h. Em cartaz até 5 de outubro.
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória.
QUANTO: Gratuito.