Feira gastronômica em sítio integra produtores rurais da Serra Dona Francisca

Feira gastronômica em sítio integra produtores rurais da Serra Dona Francisca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Feira gastronômica em sítio integra produtores rurais da Serra Dona Francisca

Aproximar os produtores das propriedades rurais da região é o propósito da Feira Gastronômica Sabores da Serra, que se realiza neste fim de semana, nas tardes de 13 e 14 de setembro, a partir das 13h, no Sítio Canela Preta, Serra Dona Francisca, em Joinville.

Iniciativa da empreendedora Luciane Rank Maia, responsável pelo sítio, a feira abre espaço para exibição e comércio de vários itens, como raiz forte, mel, própolis, shitake, geleias, além dos reconhecidos produtos comercializados no próprio sítio, como iogurtes e queijos elaborados com leite de cabra, entre eles, a especialidade da casa, o queijo tipo Boursin.

Toda a produção é feita de modo artesanal em outra propriedade da família, tendo como base a participação familiar e em pequena escala.

Os empreendedores, que oferecerão produtos para degustação gratuita ao público, vão aproveitar a ocasião para comentar sobre suas experiências e o modo de produção.

Também serão disponibilizadas oficinas – rodas de conversa sobre patrimônio alimentar, pigmentação natural e fotografia de bolso – nos dois dias do evento.

“Nosso sítio convidou proprietários de espaços rurais para se inserirem nas rotas de turismo”, explica Luciane, autora do projeto, aprovado pelo Simdec, Edital de Chamamento Público Municipal, e que prevê, ainda, a discussão de aspectos relacionados à alimentação.

“O modo como nos alimentamos, o que comemos ou como comemos, diz muito sobre nós.

É por meio da comida que socializamos, criando memórias afetivas e reproduzindo saberes apreendidos ou herdados ao longo de nossas trajetórias”, pondera.

Luciane Maia pretende, também, promover a divulgação sobre a trajetória dos envolvidos na atividade e seus principais desafios para seguir no ramo.

“Este projeto nasce da articulação entre os produtores localizados no alto da Serra Dona Francisca e regiões do entorno, em Pirabeiraba, e da necessidade de se fazer conhecer as diferentes práticas e potenciais gastronômicos existentes na região”, complementa.

O Sítio Canela Preta fica na Rodovia SC 418, km 18, Serra Dona Francisca. Mais informações pelo Instagram do empreendimento, @canelapretaoficial.

Empreendimentos participantes

# O Sítio Canela Preta, cercado pela Mata Atlântica, oferece diversas experiências aos visitantes, como a degustação de queijos de cabra e um completo café rural, além de observação de aves e trilhas.

Conheça uma antiga serraria e fotografe a cachoeira do lugar.

# O Curi Agroecologia, situado na Estrada Rio do Júlio, combina agroecologia, apicultura e turismo de observação de aves.

O espaço encanta pela floresta restaurada e pelo mel produzido com abelhas nativas.

Mais de 220 espécies já foram registradas na propriedade, de 14 hectares.

# Mel, própolis, pólen e rainhas, com a marca Dona Apis, podem ser encontrados no Apiário Pfau, espaço dedicado ao turismo pedagógico e de experiência.

À frente da propriedade, com gestão familiar, a empreendedora Ilse Pfau, ao lado da filha e do genro.

# Raiz Forte Produtos Coloniais. Situada no alto da Serra Dona Francisca, a propriedade da família Piske se dedica à produção de raiz forte desde 1999.

O produto, com seu sabor característico, virou referência regional. Está disponível para venda em potes para clientes fiéis e restaurantes típicos.

# Um espaço para casamentos, retiros, encontros e acampamentos, a Chácara Portal da Paz cria ovinos e cultiva amoras, hortaliças e cogumelos das espécies Shitake e Shimeji.

Também já se tornou referência regional.

Assessoria de imprensa Feira Gastronômica.

Mercado de Comunicação.

Jornalista responsável:

Guilherme Diefenthaeler

(reg. prof. 6207/RS).

WhatsApp (47) 98403-2745.

Relacionados
plugins premium WordPress