Santa Catarina terá destaque na Mostra Competitiva do 8º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, com produções que evidenciam a força criativa e a diversidade temática do audiovisual local. Entre as 108 obras selecionadas entre mais de 600 inscrições de todo o Brasil, estão longas, médias, curtas-metragens e videoclipes de cidades como Urussanga, Joinville, Itajaí e Jaraguá do Sul, reafirmando o potencial do estado como polo de cinema independente.
Entre os destaques, está o longa documental de Urussanga, Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, dirigido por Yves Goulart; e o curta de ficção Luzes de Angola, de Itajaí, dirigido por Lallo Bocchino, que apresenta um drama sensível e contemporâneo. Na categoria de videoclipes, quatro produções catarinenses foram selecionadas: de Jaraguá do Sul, Truco! O Clipe Oficial, de Mor’s Produções Artísticas/Kanästra/Ateliê Lu Antunes; de Joinville, os clipes Mais um Café, animação dirigida por Brian Hagemann, e Com Amor, com direção de João Diego.
Com 600 obras inscritas de 22 estados brasileiros, a edição deste ano será realizada de forma online, consolidando o festival como um dos mais relevantes do circuito alternativo nacional. As palestras com profissionais de diferentes regiões do Brasil ocorrerão em ambiente virtual, enquanto a abertura, bate-papos, encerramento e premiação serão presenciais, de 9 a 11 de outubro. Os filmes estarão disponíveis para o público no canal oficial do festival: youtube.com/cinemajaraguadosul.
A curadoria da mostra é composta por profissionais do audiovisual de diversas regiões: Maurício Mascarenhas (São Paulo), Letícia Rieper (Joinville), Ana Mello (São Paulo), Robson Loureiro (Curitiba), Tatiana Barthem (Rio de Janeiro/Portugal) e João Bovi (Itajaí).
Além da Mostra Competitiva, haverá exibições de filmes convidados. A entrega oficial dos prêmios nas diversas categorias, com o troféu FESCINE, ocorrerá no encerramento do evento, que é realizado pela Frame Latino Produções, de Jaraguá do Sul, e integra o calendário cultural oficial da cidade. Conta com apoio da SECEL (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e de profissionais independentes da iniciativa privada.
O júri desta edição inclui nomes como Fabrício Linzmayer (ator e produtor, Jaraguá do Sul/Schroeder), Raphael Bittencourt (cineasta, Atlanta – EUA), Bruno Younes (educador cultural, Jaraguá do Sul), Jo Rauen (produtor cultural, Florianópolis) e Silviani Barone (diretor, Paraná). A comissão organizadora é formada por Isaac Huna, Catia Lima, Sergio Pedrotti, Alexandre dos Santos (todos de Jaraguá do Sul) e Lu Toledo (Florianópolis).
Entre 29 de setembro e 7 de outubro, a programação inclui ações presenciais com exibições em escolas, empresas e instituições de ensino superior da cidade, ampliando o alcance e o impacto cultural do festival.
Criado em 2018, o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é hoje um dos principais eventos audiovisuais do Sul do Brasil, com foco na valorização do cinema independente e na formação de público para a cultura cinematográfica. A cada edição, promove exibições, debates, oficinas e uma ampla troca entre realizadores de diferentes regiões do país.