Filmes catarinenses ganham espaço na Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul

Filmes catarinenses ganham espaço na Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Festival de Cinema SC,Mostra Competitiva Jaraguá,filmes catarinenses,audiovisual Santa Catarina

Santa Catarina terá destaque na Mostra Competitiva do 8º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, com produções que evidenciam a força criativa e a diversidade temática do audiovisual local. Entre as 108 obras selecionadas entre mais de 600 inscrições de todo o Brasil, estão longas, médias, curtas-metragens e videoclipes de cidades como Urussanga, Joinville, Itajaí e Jaraguá do Sul, reafirmando o potencial do estado como polo de cinema independente.

Entre os destaques, está o longa documental de Urussanga, Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, dirigido por Yves Goulart; e o curta de ficção Luzes de Angola, de Itajaí, dirigido por Lallo Bocchino, que apresenta um drama sensível e contemporâneo. Na categoria de videoclipes, quatro produções catarinenses foram selecionadas: de Jaraguá do Sul, Truco! O Clipe Oficial, de Mor’s Produções Artísticas/Kanästra/Ateliê Lu Antunes; de Joinville, os clipes Mais um Café, animação dirigida por Brian Hagemann, e Com Amor, com direção de João Diego.

Com 600 obras inscritas de 22 estados brasileiros, a edição deste ano será realizada de forma online, consolidando o festival como um dos mais relevantes do circuito alternativo nacional. As palestras com profissionais de diferentes regiões do Brasil ocorrerão em ambiente virtual, enquanto a abertura, bate-papos, encerramento e premiação serão presenciais, de 9 a 11 de outubro. Os filmes estarão disponíveis para o público no canal oficial do festival: youtube.com/cinemajaraguadosul.

A curadoria da mostra é composta por profissionais do audiovisual de diversas regiões: Maurício Mascarenhas (São Paulo), Letícia Rieper (Joinville), Ana Mello (São Paulo), Robson Loureiro (Curitiba), Tatiana Barthem (Rio de Janeiro/Portugal) e João Bovi (Itajaí).

Além da Mostra Competitiva, haverá exibições de filmes convidados. A entrega oficial dos prêmios nas diversas categorias, com o troféu FESCINE, ocorrerá no encerramento do evento, que é realizado pela Frame Latino Produções, de Jaraguá do Sul, e integra o calendário cultural oficial da cidade. Conta com apoio da SECEL (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e de profissionais independentes da iniciativa privada.

O júri desta edição inclui nomes como Fabrício Linzmayer (ator e produtor, Jaraguá do Sul/Schroeder), Raphael Bittencourt (cineasta, Atlanta – EUA), Bruno Younes (educador cultural, Jaraguá do Sul), Jo Rauen (produtor cultural, Florianópolis) e Silviani Barone (diretor, Paraná). A comissão organizadora é formada por Isaac Huna, Catia Lima, Sergio Pedrotti, Alexandre dos Santos (todos de Jaraguá do Sul) e Lu Toledo (Florianópolis).

Entre 29 de setembro e 7 de outubro, a programação inclui ações presenciais com exibições em escolas, empresas e instituições de ensino superior da cidade, ampliando o alcance e o impacto cultural do festival.

Criado em 2018, o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é hoje um dos principais eventos audiovisuais do Sul do Brasil, com foco na valorização do cinema independente e na formação de público para a cultura cinematográfica. A cada edição, promove exibições, debates, oficinas e uma ampla troca entre realizadores de diferentes regiões do país.

Festival de Cinema SC,Mostra Competitiva Jaraguá,filmes catarinenses,audiovisual Santa Catarina

Festival de Cinema SC,Mostra Competitiva Jaraguá,filmes catarinenses,audiovisual Santa Catarina Festival de Cinema SC,Mostra Competitiva Jaraguá,filmes catarinenses,audiovisual Santa Catarina

Relacionados
plugins premium WordPress