Projeto idealizado pelo executivo facilita check-in de famílias nos meios de hospedagem
Francisco Henriques, gerente geral do Cyan Resort by Atlantica, localizado em Itupeva, no interior de São Paulo, foi um dos destaques da Convenção Atlantica em Movimento 2025, promovida pela Atlantica Hospitality International. O executivo recebeu o prêmio IDEAR por desenvolver uma solução que facilita o processo de check-in de grupos familiares nos meios de hospedagem da rede.
O projeto nasceu da observação de um problema recorrente no resort: as longas filas formadas por famílias no momento do check-in. Em parceria com os departamentos de Inovação e IP&B, Henriques liderou o desenvolvimento de uma nova versão da FNRH (sigla para Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), permitindo que os dados de toda a família sejam preenchidos em um único formulário, desde que os membros residam no mesmo endereço.
A nova FNRH, já disponível para todos os hotéis da rede, é digital e substitui o preenchimento manual por um sistema eletrônico integrado ao Ministério do Turismo. A inovação permite o envio em tempo real das informações de check-in e check-out, otimizando o processo tanto para os hóspedes quanto para a operação dos hotéis.
Além de acelerar o atendimento, a FNRH Digital traz ganhos ambientais e operacionais. “Com o novo processo, conseguimos reduzir em 30% o tempo de atendimento às famílias, aumentamos a satisfação no check-in e diminuímos o estresse da equipe. Também reduzimos em 75% o uso de papel para famílias de até quatro pessoas, tornando a operação mais sustentável”, explica o executivo.
A premiação integra o programa IDEAR, criado para valorizar e compartilhar ideias inovadoras desenvolvidas por colaboradores da Atlantica Hospitality International que geram impacto positivo nos processos, nos resultados e na experiência dos hóspedes.
(Fonte: JuAl Comunicação / Foto: Divulgação)